Concurso levará estudantes brasileiros à OTC Houston, maior evento internacional de offshore

Data: 31/3/2011
Fonte: O Globo

Até terça-feira, 5 de abril, a Radix, empresa de serviços de engenharia e software, recebe inscrições para o concurso “Óleo&Gas: usando a tecnologia a favor do ser humano”. A competição premiará os vencedores com uma viagem à Houston para participar da OTC 2011 e, ainda, os leverá para conhecer Texas University.

O concurso tem o objetivo motivar os estudantes de graduação em engenharia a desenvolverem um projeto sobre os aspectos sociais e ambientais da indústria do petróleo, levando em conta o estudo técnico e incentivando a pesquisa e a observação da indústria petrolífera.

Para participar, os estudantes precisam ser matriculados em uma das 24 universidades convidadas pela empresa (UFRJ, UFRRJ, UERJ, UFF, PUC-RJ, USP, ITA, UNICAMP, UFSCAR, UFES, UFBA, UFMG, UFU, UFPE,UNIVASF, UFCG, UFSC, UFRGS, UFSM, UFRN, UFC, UFG e UFAM) e formar uma equipe com dois alunos de graduação de engenharia e um professor, que será responsável por conduzir o projeto da dupla e em caso de vitória da mesma também será responsável pelos dois alunos durante a viagem e estadia nos EUA.

As inscrições devem ser feitas pelo professor orientador responsável pela equipe através do envio de um email para rebecca@radixeng.com.br com as seguintes informações: nome completo do professor, curso em que ministra aulas, nome completo da dupla, curso de engenharia que freqüentam, CR (coeficiente de rendimento) e número da matrícula de cada participante e o nome da instituição de ensino. Além do email com as informações especificadas, as equipes deverão enviar por SEDEX ou SEDEX 10, em mídia digital, um vídeo contendo o projeto para publicação na internet e avaliação da banca examinadora da Radix.

O vídeo deverá ter até cinco minutos de duração e deverá ser enviado por correio, em mídia digital, no formato 16:9 (widescreen) e não precisa ser editado. Deve ser uma produção caseira, com conteúdo diretamente ligado ao tema “O&G | Usando a tecnologia a favor do ser humano”, aliando o lado técnico, financeiro, de negócios e o lado da responsabilidade social e ambiental.

Todos os vídeos enviados pelas equipes que tiverem suas inscrições aceitas serão publicados no Facebook da Radix.

Os cinco vídeos que forem mais acessados serão classificados para a segunda fase da competição. Nessa etapa uma comissão avaliadora da Radix, formada pelos seus sócios, elegerá o vídeo vencedor tendo como critérios adequação ao tema, criatividade e originalidade.

A equipe vencedora representará o segmento universitário nacional em Houston durante a OTC 2011. Os vencedores terão as despesas de viagem (passagens ida e volta e hospedagem) custeadas pela Radix, além de participação na área de exposição da OTC. Os melhores vídeos serão exibidos no estande da Radix na OTC Houston.

  • Anônimo

    olá Mariaalice, a princípio acho que está restrito às 24 universidades convidadas, mas você pode enviar um e-mail para “rebecca@radixeng.com.br” para esclarecer melhor sobre isso…

  • Mariaalice Santos

    MINHA FILHA FAZ ENGENHARIA NA SANTA CECILIA SANTOS ELA PODE SE INSCREVER?