Q31

A Figura abaixo contém no interior do quadrilátero tracejado um circuito integrado (CI) especial, composto de três amplificadores operacionais (AO 1, AO 2, AO 3), que apresenta algumas das características que o tornam um amplificador dedicado para instrumentação.

Quando comparado a um circuito amplificador operacional de uso corrente, algumas características podem ser destacadas, entre as quais a tensão de OFFSET de entrada muito baixa, a alta rejeição de modo comum, o ganho de malha aberta extremamente alto, a impedância de saída muito baixa e a impedância de entrada alta. Em alguns desses CI dedicados à instrumentação, certos parâmetros não estão limitados apenas às suas características intrínsecas, podendo ser ajustados externamente, como é o caso do ganho de malha fechada, controlado por um resistor de precisão (rg) também mostrado na Figura.

Sabendo-se que R1= 10 kΩ, R2=100 kΩ e que rg foi ajustado para 1 kΩ, qual é o valor da tensão de saída Vo, em volts, quando V2=1,001 V e V1=1,000 V ?

(A) 0,101
(B) 0,201
(C) 0,301
(D) 0,401
(E) 0,501

Ver Solução