Q35

As brocas utilizadas na perfuração são divididas em “sem partes móveis”, das quais as mais comuns são as de PDC e as de diamantes naturais, e as “com cones girantes”, dentre as quais as mais utilizadas são as tricônicas (3 cones), que possuem estrutura cortante de dentes de aço ou de insertos de carbureto de tungstênio. A esse respeito, considere as seguintes afirmações:

I – as brocas de diamantes naturais são basicamente usadas em formações moles, devido ao grande tempo de broca no fundo conseguido por elas;
II -quando usadas em uma mesma formação, as brocas com estrutura cortante de insertos de carbureto de tungstênio duram mais que as de dentes de aço, pois são feitas de material mais resistente;
III -as brocas PDC não devem ser utilizadas em formações extremamente duras e abrasivas, porque o calor gerado durante a perfuração tende a degradar os compactos de PDC;
IV -em formações moles sempre é melhor utilizar uma broca PDC do que uma dente de aço, tendo em vista que elas perfuram com taxas maiores e têm maior tempo de broca no fundo.

São corretas apenas as afirmações:

(A) I e II.
(B) I e III.
(C) II e  III.
(D) II e IV.
(E) III e IV.

Ver Solução

 

  • André Chalella Das Neves

    Você está confundindo duas brocas. A da afirmação II não é a PDC. Abraços!

  • Felipe

    Não concordo com a II… O Thomas fala, primeiramente, na pag 77, sobre as PDC: “a pastilha é composta por [...] diamantes aglutinados com cobalto, fixada a outra camada de carbureto de tungstenio”. Depois, na pag. 78: “As brocas PDC [...] em formações mais duras o calor gerado durante a perfuração destrói a ligação entre os diamantes e o cobalto”. Então, para formações duras por exemplo, podem não durar mais que as de dentes de aço, não?

  • Larissa

    Acho que o que esta errado no item IV é que nem sempre a broca PDC é a melhor alternativa, por que as brocas são dimensionadas conforme a característica de cada poço. A grande pegadinha na questão é a palavra “sempre”.  

  • Gustavo Sobreira

    rat,
    brocas de pdc são mais caras que as de dente de aço
    porem tem maior vida util e taxa de penetração
    pegando só a TdP e comparando as duas
    com a pdc vc fura o poço mais rappido , ou seja, menor tempo de sonda
    entre diaria de sonda e preço da broca a broca não é nada

  • rat

    Também fiquei com duvida na IV… Achei q nem sempre é a melhor alternativa por uma questão de custo ( as brocas dente de aço serem mais baratas e assim n compensando utilizar as PDC ), mas não faço a mínima ideia se meu pensamento esta correto, está? 

  • Leletim

    I – Falso – são utilizadas em formações duras
    II – Verdadeiro – Carbureto de tungstênio é um material quase tão duro quanto o diamante. “O carboneto de tungstênio é extremamente forte e resistente ao desgaste, pois a liga metálica é formada com metade de tungstênio e metade com liga de carbono. É um composto químico inorgânico que é duas vezes mais forte que qualquer classe de aço e muito mais denso do que o titânio ou aço.”
    III – Verdadeiro – “As brocas PDC foram introduzidas para se perfurar formações moles com altas taxas de penetração e maior vida útil, pois em formações mais duras o calor gerado durante a perfuração destrói a ligação entre os diamantes e o cobalto.”
    IV – Fiquei em dúvida nessa, mas colocaria falso. A PDC perfura com alta taxa e maior vida útil, porém não resiste ao calor. Então nem sempre pode ser a melhor alternativa para uma formação mole.