Q37

Existem dois grandes grupos de fluidos de perfuração: os fluidos de base aquosa, cujo principal componente é a água, e os fluidos de base não aquosa, cujo principal componente são bases orgânicas como ésteres, parafinas e, em algumas regiões do mundo, até mesmo o diesel. Cada um destes grupos apresenta vantagens e desvantagens. Assinale a opção que apresenta uma vantagem dos fluidos de perfuração de base não aquosa.

(A) Caracterizam-se por um alto grau de lubricidade e baixo grau de corrosão.
(B) Apresentam um menor custo inicial.
(C) Têm menor potencial de causar problemas ambientais.
(D) Facilitam a detecção de um hidrocarboneto que esteja invadindo o poço.
(E) Resultam em maiores taxas de perfuração.

Ver Solução

 

  • Leletim

    “Pouco usados” ficou ruim mesmo. Melhor como está escrito no livro do Thomas: “Devido ao alto custo inicial e grau de poluição, os fluidos à base de óleo são empregados com menor frequencia do que os fluidos à base de água.”

  • Gustavo Sobreira

    fluido a base oleo é pouco usado?
    fluido a base agua é usado nas primeiras fases do poço, nas ultimas só oleo
    especialmente fluidos drill in

  • Leletim

    Características dos fluidos a base de óleo: grau de inibição elevado em rochas ativas, baixissima taxa de corrosão, grau de lubricidade elevado, amplo intervalo de densidade, baixa solubilidade de sair orgânicos;
    Desvantagem: dificuldade de detecção de gás (elimina letra D), menor taxa de penetração (elimina E), alto custo inicial (elimina B) e alto grau de poluição (elimina C) –> por isso são pouco usados.