Q39

Na perfuração marítima de poços pioneiros há basicamente 4 tipos de sondas: as autoeleváveis (PA), as submersíveis, as semi-submersíveis (SS) e os navios-sonda. A esse respeito, considere as afirmações abaixo.

I – As plataformas mais utilizadas em lâminas d’água rasas são auto-eleváveis (PA), tendo em vista que são mais baratas e podem operar nessas profundidades.
II – As plataformas submersíveis são muito utilizadas em lâminas d’água profundas, tendo em vista sua grande estabilidade.
III – Os navios-sonda operam nas mesmas faixas de lâminas d’água que as semi-submersíveis (SS), mas são mais instáveis que estas.
IV – As semi-submersíveis (SS) operam apenas ancoradas, diferente dos navios-sonda que podem ser ancorados ou posicionados dinamicamente.

São corretas apenas as afirmações:

(A) I e II.
(B) I e III.
(C) II e  III.
(D) II e IV.
(E) III e IV.

Ver Solução

 

  • Mara Carolina

    I- Fiquei na dúvida quanto a mais utilizada, porém certamente elas têm um menor custo quando comparadas as platafomas fixas e são utilizadas em águas rasas.
    II- Erradíssima: as submersíveis são utilizadas em águas calmas, riso, baías com pequenas lâminas d`água, esse é um faltor limitante para seu uso. Além disso, caso quanto maior a profundidade maior a instabilidade. Assim por eliminação nos restam as alternativas B) e E)
    III- Correta, pois a B) e D) contemplam essa alternativa
    IV- Errada, Os navios sonda e as semisubmersíveis são unidades flutuantes e sendo assim existem 2 sistemas responsáveis pelo posicionamento: o sistema de ancoragem (8 a 12 âncoras) e o sistema de posicionamento dinâmico.

    Então a alternativa correta é a letra B.