Q40

Danos à formação, quando ocorrem, provocam redução da vazão dos poços. A ocorrência de danos é indesejável, e entre todos os agentes envolvidos na perfuração de um poço, o fluido de perfuração é o elemento com maior potencial para causar dano. Nesta perspectiva, é  INCORRETO afirmar que:

(A) numa formação portadora de gás, a entrada de um filtrado que contenha água pode formar uma obstrução no espaço poroso devido aos efeitos de capilaridade, fazendo com que, quando o poço for colocado em produção, o gás não consiga remover toda a água que invadiu o espaço poroso.
(B) uma formação pode possuir em seu espaço poroso uma série de materiais sólidos de granulometria fina que, ao serem deslocados pelo filtrado do fluido de perfuração ou pelo óleo produzido, podem vir a se alojar nas gargantas dos poros, entupindo-as e provocando a redução da produtividade do poço.
(C) o filtrado do fluido de perfuração, ao entrar em contato com o óleo, pode vir a formar uma emulsão, composta de gotículas que irão se comportar como sólidos dentro do espaço poroso, reduzindo a permeabilidade da rocha e a produtividade do poço.
(D) utilizando-se um fluido com base aquosa, o filtrado que penetra na formação pode reagir com o petróleo existente no reservatório, resultando na precipitação de diversos sólidos como asfaltenos, resinas, naftenos e parafinas, que irão obstruir os poros e diminuir a produtividade do poço.
(E) normalmente, o fluido de perfuração tem em sua composição uma série de materiais sólidos que podem penetrar nos poros da formação chegando a entupi-los, quando ocorrerá uma diminuição da permeabilidade com diminuição da produtividade do poço.

Ver Solução

 

  • wederrr

    Base aquosa (Agua) não reage com Petro(Oleo).
    Alternativa D.

  • Gladstone

    Obrigado Daniel. Buito obrigado.

  • Dan Luanda

    Água reagindo com hidrocarbonetos (petróleo), e ainda como fruto da reação haver precipitação de asfaltenos, resinas, parafina etc? Não tenho conhecimento suficiente pra dizer que seria impossível, mas com certeza é muito, mas muito mesmo, improvável. 

    Marcaria mesmo a D como Falsa.