Q55

O escoamento dos fluidos desde o reservatório até as facilidades de produção pode ser dividido em três etapas de fluxo, sendo a primeira a que ocorre dentro do reservatório, na qual o(a):

(A) fluxo de um fluido através de um meio poroso ocorre sempre do ponto de maior pressão para o de menor pressão.
(B) índice de produtividade (IP) de um poço no regime pseudopermanente declina com o tempo de produção, uma vez que a sua pressão de fluxo (pw) também diminui com o tempo de produção.
(C) tempo para se atingir o regime pseudopermanente é função, entre outros parâmetros, do tamanho do reservatório e da vazão de produção, para um poço que produz com vazão constante em um reservatório selado nos seus limites externos.
(D) pressão, em qualquer ponto do meio poroso, varia linearmente com o tempo de produção, considerando o escoamento de um fluido pouco compressível, quando ocorre o regime de fluxo pseudopermanente.
(E) pressão estática do sistema é igual à pressão no limite externo do reservatório, considerando um poço produzindo em regime pseudopermanente no centro de um reservatório circular.


Ver Solução


  • Luiz Eduardo Ferreira

    Essa questão foi tirada de algum concurso? Na minha pós caiu esta questão em uma prova e a questão dada como correta era a C.