Q56

O mecanismo de produção do reservatório influencia sobremaneira o comportamento de vazão dos poços ao longo do tempo. Considerando os três principais mecanismos de produção dos reservatórios de petróleo, é correto afirmar que:

(A) reservatórios que operam com forte influxo de água apresentam pequena redução da pressão estática do reservatório com a produção acumulada.
(B) reservatórios que produzem exclusivamente pelo mecanismo de gás-em-solução apresentam uma razão gás-óleo de produção sempre crescente com o aumento da produção acumulada.
(C) o mecanismo de produção que proporciona a maior vazão média por poço quando a fração de água produzida é elevada é o Bombeio Centrífugo Submerso.
(D) o mecanismo de produção de reservatório Gás-Lift apresenta uma razão crescente gás-óleo de produção para altos fatores de recuperação do reservatório.
(E) os poços de reservatórios cujo principal mecanismo de produção é a expansão da capa de gás apresentam uma razão gás-óleo de produção aproximadamente constante com a produção acumulada.

Ver Solução

 

  • Japa

    A) Certa, pois dos três principais tipos de produção (Gás dissolvido, Capa de gás, Influxo de água) este é o que melhor mantém a pressão do reservatório, pois a medida que o óleo é produzido a água ocupa seu lugar evitando a queda brusca da Pressão Estática. O segundo melhor é a Capa de gás e o pior é o gás dissolvido.