Q60

As atividades relacionadas à previsão, prevenção, mitigação e remoção de depósitos orgânicos (parafinas, hidratos e asfaltenos), inorgânicos (incrustações) e de outros fenômenos, tais como corrosão e intermitência severa, que diminuem ou interrompem a capacidade de escoamento de um sistema de produção, são denominadas Garantia de Escoamento, sobre a qual as afirmações abaixo dizem respeito.

I -A mudança de comportamento reológico em um gráfico de viscosidade x temperatura de um óleo morto pode ser um indicativo da temperatura inicial de aparecimento de cristais de parafinas.
II -Para haver a formação de hidratos são necessárias as seguintes condições: presença de água e gás, baixa pressão e alta temperatura.
III -A parafinação é um problema exclusivo das linhas de produção dos poços, enquanto a formação de hidratos é um problema exclusivo de gasodutos.
IV -A deposição de parafinas em uma tubulação acarreta uma diminuição da rugosidade absoluta do tubo.
V -Uma forma de prevenir a formação de hidratos em gasodutos é realizar a injeção de inibidores na tubulação, como por exemplo, etanol.

É(São) correta(s) apenas a(s) afirmação(ões):

(A) II.
(B) I e III.
(C) I e V.
(D) II e IV.
(E) III e V.

Ver Solução


  • Oouro

    Logo a rugosidade absoluta pode aumentar.. já a relativa ira depender da mudança no diametro

  • Oouro

    Carol, pensando no conceito de rugosidade que seria o tamanho médio dos vales formados (irregularidade da tubulação), acredito que com a deposição de parafina ele se torne mais irregular e consequentemente com uma maior rugosidade

  • Carol

    Por que a alternativa IV tá errada?
    Rugosidade relativa = rugosidade absoluta/ diâmetroCom a deposição de parafinas o diâmetro diminui, sendo inversamente proporcional à rugosidade relativa e diretamente proporcional à rugosidade absoluta, portanto deveria diminuir também! Qual o erro?