Q63

Na indústria do petróleo a curva que representa a relação entre a vazão de líquido produzido (q) e a pressão de fluxo em frente ao intervalo canhoneado (Pwf) para um poço é conhecida como CURVA DE IPR (Inflow Performance Relationship). O índice de Produtividade (IP) do poço para cada vazão, considerando fluxo permanente, pode ser definido como a secante da curva no ponto, ou seja,

onde Pest é a pressão estática do reservatório.

Sobre a Curva de IPR de um poço que irá produzir de um reservatório recém-descoberto, com pressão estática acima da pressão de saturação do óleo, e cujo mecanismo de produção do reservatório é o gás em solução, é correto afirmar que:

(A) é melhor representada por uma linha reta cujas extremidades são a pressão estática do reservatório (Pest) e o potencial do poço.
(B) é melhor representada por uma parábola com secante decrescente com o aumento de vazão.
(C) é melhor representada por uma parábola com secante decrescente com a diminuição de vazão.
(D) é melhor representada por um trecho linear para pressões de fluxo (Pwf) acima da pressão de saturação (Psat) e um trecho parabólico com secante decrescente para pressões de fluxo (Pwf) abaixo da pressão de saturação (Psat).
(E) não pode ter o seu formato previsto, uma vez que este formato depende de fatores como profundidade do reservatório e porosidade.

Ver Solução