Q64

A válvula de Gas-Lift é um equipamento utilizado para permitir a passagem controlada de gás de injeção do anular para o interior da coluna de produção. É utilizada tanto em poços que produzem por Gas-Lift Contínuo como por Gas-Lift Intermitente. Nos poços que produzem por Gas-Lift Contínuo são utilizados, normalmente, dois tipos de válvulas: as operadas pela pressão do gás do anular e as válvulas de orifício, sobre as quais é correto afirmar que:

(A) ambos os tipos podem ser utilizados simultaneamente em um mesmo poço.
(B) os dois tipos possuem um mecanismo para abertura e fechamento da válvula.
(C) as válvulas operadas pela pressão do gás do anular fecham com o aumento da pressão do gás de injeção no anular.
(D) a válvula de orifício é a que permite a passagem de fluidos da coluna de produção para o espaço anular.
(E) havendo problema em alguma válvula instalada no poço, ela somente poderá ser substituída com a retirada da coluna de produção.

Ver Solução


  • André Chalella Das Neves

    Esta questão pode dar um pouco de confusão, porque as válvulas de orifício também possuem check valve, que fecha no sentido poço-anular (Thomas, p. 227). Isso daria munição pra alternativa B. Mas a A continua inegavelmente correta.

  • vureis

    As válvulas de orifício podem ser do tipo convencional ou do tipo venturi. Normalmente são de 1″ ou 1 1/2″ .

  • rat

    Que válvulas de orifício são essas?

  • Leletim

    Letra B: Errada – Como o gás lift contínuo pressupõe a injeção contínua de gás, a válvula de orifício não prevê qualquer mecanismo de fechamento. 

    Letra C: Errada – as válvulas abrem com o aumento da pressão do gás

    Letra D: Errada – As válvulas de gás lift possuem check-valve que não permite a passagem de fluidos da coluna de produção para o espaço anular

    Letra E: Errada – Válvulas do tipo insertável podem ser retiradas e recolocadas no poço através de cabos, sem retirada da coluna.