Q57

Uma caixa aberta de dimensões externas 1 m x 1 m x 1 m com fundo fechado flutua na água com 0,20 m de sua altura para fora da água e 0,80 m submerso. A caixa é fabricada de uma chapa fina cujo material tem uma massa específica de 5.000 kg/m3. Considerando a massa específica da água de 1.000 kg/m3 e desprezando as pequenas diferenças nas dimensões referentes às uniões entre as placas, a espessura t da chapa, em cm, que atende a essas condições, vale

(A) 2,8
(B) 3,0
(C) 3,2
(D) 3,5
(E) 4,0

Ver Solução


  • jeffeson vieira de oliveira

    Essa questão está correta, no meu entendimento, o que tem que se atentar é que o volume de fluido deslocado, não leva em consideração se a caixa é maciça ou não. Imagine uma esfera oca totalmente submersa, o volume de fluido deslocado será (4/3)pi.R^3, como se a esfera fosse maciça. Mas no cálculo do peso da esfera você deve considerar que ela é oca logicamente, que seria 4/3.pi(R^3 – r^3). Nessa questão é a mesma coisa, o volume de fluido deslocado é 1 x 1 x 0,8 (como se fosse maciça), no cálculo do peso, o volume considerado foi de cinco placas com dimensões 1 x 1 x t, que é o volume que realmente contém massa, ou seja, que realmente tem peso.

  • Adriano Jorge

    ele fala das dimensões da caixa aberta por isso está correta a solução acima. caso fossem as medidas da caixa fechada, ai ia dar aproxi. 3,37cm

  • wederman

    Aos que acham que a questão deveria ser anulada, sugiro que leiam melhor o enunciado.

  • convidado

     Realmente deveriam anular. 3,2 cm não pode ser desconsiderado!!!! NUNCA.

  • Guizao

    Eh exatamente o que o DCM disse…Desprezar os valores que sao elevados ao quadrado e ao cubo pois tendem a praticamente zero. Restando apena o elemento elado a 1.. Nós vemos domingo..

  • MasterRS

    Devia ter sido anulada! Sacanearam demais, pois fizeram com que os concurseiros perdessem tempo… Essas questões de concurso não poderiam ter considerações e sim ser claras o suficiente!

  • dcm

    Vcaixa = 4xVlateral + Vfundo = 0,16 m3

    Vfundo = 1x1xt 
    Vlateral = (1-t)x(1-t)xt 

    0,16 = 4t^3 – 8t^2 + 5t

    A ideia é que como o enunciado fala para desprezar as pequenas diferenças nas dimensões referentes às uniões entre as placas presume-se que t é pequeno. 

    Então t^3 e t^2 podem ser desprezados. Sendo assim… 
    5t = 0,16t

  • http://www.facebook.com/alessandro.delfino Alessandro Ricardo Delfino

    como a caixa tem fundo então o volume é esse mesmo (1x1x0.8).. porém os caso dos lados com volumes diferentes continua…

  • http://www.facebook.com/alessandro.delfino Alessandro Ricardo Delfino

    achei a questão muito mal formulada. para calcular o volume submerso como (1x1x0.8), a caixa deveria ser maciça não? pois eu tentei calcular o volume da “casca” somente. Além disso, como o Fabio disse aí em cima, os 5 lados tem volumes diferentes… enfim, achei confusa…

  • Mirterra

    foi dito que a chapa é fina. assim sendo, considera-se que a espessura é despresivel em relaçao as outras dimensoes e, assim, nao precisa ser considerada agora.
    o que me confundiu foi dizer q a caixa é aberta. considerei aberta dos 2 lados, ai a conta nao fechava de jeito nenhum

  • Fabio Gabino

    Bem, o pessoal achou a resposta igual a do gabarito. Ok, o que importa é chegar a resposta. Mas veja que a caixa não tem os  5 lados não terão volumes iguais. 2 lados terão (1.t.h), os outros dois lados terão (1-2t).t.h e o fundo terá (1-2t).(1-2t).t.

  • mdikewqpofe

    concordo!

  • mdikewqpofe

    concordo!

  • Aranha

    Cara, essa questão tá muito porca… Se 1 das dimensões é 1m, a outra dimensão tem que ser (1-t), senão vc contabiliza o mesmo volume 2 vezes… Fiquei quebrando cabeça pra resolver essa questão e a resposta é essa coisa porca, que não leva isso em conta… Deveriam anular essa questão.

  • Groundation

    Solução: Peso_caixa = Empuxo
    Peso_caixa = Vcaixa_submersa X dágua X gravidade
    Peso_caixa = (1x1x0,8) x 1000 x 10
    Peso_caixa = 0,8 x 10^4 Newtons

    Pelas medidas da caixa, e levando em conta que ele possui apenas 5 faces, temos:

    Peso_caixa = volume_das_faces x densidade_caixa x gravidade
    Peso_caixa = 5t x 5000 x 10

    Igualando: 5t x 5000 x 10 = 0,8 x 10^4
    t = 0,032 m = 3,2 cm.