Q63

A completação de um poço é o conjunto de operações destinadas a equipar o poço para produção. Desta forma, uma das etapas é a(o)

(A) injeção de lama.
(B) perfilagem.
(C) extrusão.
(D) canhoneio.
(E) bombeio mecânico.

Ver Solução
  • marcio

    Por isso que está anulada!

  • Engineermecanico

    Corrijam-me se eu estiver errado, mas eu penso que o canhoneio não é um item obrigatório na completação. Basta lembrar dos poços do tipo aberto como apresenta o livro do Thomas pag 138. Dessa forma a letra  d) não pode ser a correta.

  • Edgar

    Débora,

    A perfilagem é utilizada para avaliar a qualidade da cimentação na completação. Como tem 2 respostas certas a questão foi anulada.

  • Debora

    Não entendi o motivo pelo qual foi anulada. na minha concepção o canhoneio faria parte das etapas,  considerando a inexistência de problemas operacionais:
    ETAPAS DE UMA COMPLETAÇÃO
    Esta etapa consiste em equipar o poço de componentes que permitem o mesmo entrar em produção.A completação de um poço de óleo, surgente, usando-se uma completação simples a poço revestido, é feita na seqüência abaixo, considerando a inexistência de problemas operacionais:
    a) Instalação de Equipamentos de superfície (cabeça de produção, BOP, etc…);b) Condicionamento do revestimento de produção;c) Substituição do fluido do poço ( lama ) por fluido de completação, isento de sólidos;d) Avaliação da qualidade da cimentação com perfis CBL/VDL/CEL/CCL/GR;e)* Canhoneio da Zona de interesse;f) Avaliação da zona produtora (TFR/TP)g) Descida da cauda de produção com coluna de trabalho;h) Descida da coluna de produção até o suspensor de coluna (MGL / DHSV / TH)i) Instalação da Arvore de Natal Convencional, ou Molhada;j) Indução de surgência. Injeção de Gás Lift pelo anular, Injeção de N2 por dentro da coluna de produção (FLEXITUBO), BCS (Bombeio Centrífugo Submerso).
     
    Fonte: Petróleo ETC E-Book