Q69

Ao longo da vida produtiva de um campo de petróleo, ocorre, geralmente, a produção simultânea de gás, óleo e água. Como o interesse econômico é somente na produção de óleo e gás, instalações de produção são projetadas para efetuar, sob condições controladas, o processamento primário desses fluidos. Esse processamento consiste na redução da pressão do petróleo oriundo do “manifold de produção” e na separação física desses fluidos.
Em relação a esse processamento, afirma-se que a(o)

(A) água, por não formar uma mistura homogênea com o óleo, é totalmente separada nos separadores trifásicos, devido à diferença de densidades entre essas substâncias.
(B) água produzida nos separadores é, na realidade, uma salmoura, pois contém uma concentração elevada de sais orgânicos, pode ser reinjetada nos campos de produção para aumento da produção e ser descartada como um efluente.
(C) petróleo efluente dessas instalações é transportado para as refinarias ainda com um teor residual de água e de hidrocarbonetos mais leves.
(D) gás produzido nessa instalação é conhecido como gás natural e é enviado para os distribuidores, a fim de atender aos usos industrial, doméstico e veicular.
(E) gás produzido é formado por hidrocarbonetos de menos de 4 átomos de carbono, pois esses são gases nas condições de temperatura e pressão dos vasos de separação.

Ver Solução
  • Japa

    O gás produzido é formado de C1, C2, C3, C4+. Sendo que C1 e C2 podem ser reutilizados para gás-lift.

  • Anderson

    O petróleo efluente dessas instalações também é tratado antes de ir pra refinaria, não é? Achei essa opção meio dúbia