Q28

Nos reservatórios de petróleo, os principais mecanismos de produção são o influxo de água, o gás em solução, a capa de gás, a segregação gravitacional ou uma combinação destes. Nessa situação, afirma-se que

(A) o mecanismo de gás em solução se caracteriza, principalmente, por ser possível, no processo exploratório da jazida, a obtenção de valores elevados de recuperação do óleo em relação ao volume de óleo original.
(B) no mecanismo de gás em solução, quando os poços são colocados em produção, normalmente há um declínio acentuado na pressão do reservatório, causando uma excessiva liberação de gás no reservatório que resulta num crescimento rápido da razão gás-óleo.
(C) nos reservatórios de capa de gás, é recomendado que sejam canhoneadas as zonas de óleo e de gás e abertas ao fluxo em conjunto.
(D) uma das características marcantes do influxo de água, como mecanismo de produção, é o baixo valor que se consegue obter do fator de recuperação de hidrocarbonetos.
(E) para aumentar o fator de recuperação de óleo nos poços que drenam reservatórios com influxo de água atuante, é recomendado que o intervalo canhoneado se estenda até abaixo da interface do contato óleo-água.

Ver Solução
  • LuvaNegra

    Se não me falha a memória, 30% é obtido justamente com influxo de água que é o melhor método dentre os citados.

  • Eu

    A- Baixa recuperação, < 20%
    produção de água praticamente nula

    Fonte: Thomas

  • Jrog

    A-Falsa, para esse mecanismo a recuperação gira em torno de 30%.
    B-Verdadeira.
    C-Falsa, não, se isso acontecer o gá perde a capacidade de empurrar o óleo.
    D-Falsa, é o alto valor de recuperação.
    E-Falsa, se isso acontecer vai produzir água.