Q29

Foi definida uma locação para a perfuração de um poço produtor de óleo, em um bloco exploratório da camada pré-sal, contido numa área de preservação ambiental que proíbe o uso de fluidos sintéticos.  Como é esperada a perfuração de um longo trecho de halita, o fluido de perfuração recomendado para essa situação é

(A) água do mar.
(B) óleo diesel.
(C) fluido aerado.
(D) fluido inibido com polímeros.
(E) solução salina saturada.

Ver Solução
  • Arley

    Ao “furo” jovem??? hehe

  • Dan Luanda

    Pessoal, é exatamente isso: a questão ambiental.

    Pelo livro do Thomas, na p.86, é dito que “fluidos à base de óleo têm conferido excelentes resultados na perfuração dos seguintes poços:”

    - Formações salinas de halita, …

    Assim, a princípio, o fluido a ser utilizado seria um à base de óleo.

    Mas, pela questão ambiental, afinal, na mesma página do livro é dito que uma das desvantagens do uso de fluidos à base de óleo são os “maiores graus de poluição”, deve-se então utilizar um fluido à base de água com inibidor químico salino (p.85): 

    “Um exemplo típico de inibição é usado quando se perfura uma rocha salina. A rocha salina tem elevado grau de solubilidade em água doce, entretanto quando se emprega um fluido salgado saturado com NaCl como meio dispersante, a solubilidade fica reduzida.”

    Obs1: A maior parte dos fluidos à base de óleo utilizados atualmente são fluidos sintéticos. Apenas em alguns lugares do mundo (os locais mais desprovidos de legislação ambiental restritiva), ainda se utiliza o Diesel.

    Obs2: Água do mar não necessariamente seria eficaz, pois o ideal seria uma solução SATURADA de NaCl como dispersante, e não obrigatoriamente o teor de sal na água do mar seria suficiente para saturar a solução.

  • Juliana Mcoelho

     Aí não colocariam as duas opções.
    Mas mesmo assim eu marcaria a solução salina saturada por se tratar da halita.

  • leonardo

    Se eu estiver errado, por favor me corrijam:

    Se não fosse em uma área de preservação ambiental, onde se pudesse utilizar fluido sintético, acho que óleo seria a resposta certa.

    Mas como ele fala que é proibido o uso de fluido sintético, um fluido  base de solução salina seria o ideal. 

  • Alguem

    “em uma área de preservação ambiental”

  • Carlos A P Gonçalves

    Mas para mim é meio confusa…..agua do mar também tem é soluçao salina e já serviria na minha opiniao para baixar a solubilidade….
    e tem também no proprio livro do Thomas que Fluidos a base de óleos tem excelentes resultados em formações salinas….

  • Bruno Egito

    Em qualquer livro de Geologia voce pode ter uma explicação mais profunda sobre, mas como o companheiro disse acima, Halita é um mineral sedimentar de fórmula NaCl

  • Giovsena

    E de onde éramos pra tirar que halita é uma rocha salina?! Tem isso no livro do thomas, eu nao achei nao.

  • Wesleyrope

    Vc está coberto de razão pois a composição da halita é basicamente cloreto de sódio (NaCl). Portanto, para dar estabildade ao furo deve se usar solução salina saturada.

  • Alanhenrique

    Como a camada a ser perfurado é de halita, ou seja, uma rocha salina, deve-se utilizar uma solução saturada de sal, para evitar a dissolução da rocha. Resp, letra E.