Q65

A figura acima ilustra três fios condutores retilíneos e suficientemente longos, dispostos sobre três arestas distintas de um cubo imaginário. Os pontos A, B, C e D são os vértices de uma mesma face desse cubo, e P é o ponto médio entre A e B. Pelos três condutores, passam correntes elétricas de mesma intensidade e cujos sentidos estão representados na figura. O vetor campo magnético resultante, no ponto P, produzido por essas três correntes está melhor representado em

Ver Solução


  • Rockado

    mais fácil que comunicação na PUC

  • Anônimo

    Veja direito a regra da mão direita. Segurando o fio BC com a mão direita, e com o polegar apontando pra cima, seus outros dedos apontarão pra fora do cubo no ponto P. Fazendo o mesmo no fio AD, seus dedos apontarão pra dentro. Como a distância e intensidade das correntes são as mesmas, os campos se cancelam. Daí fica sobrando o outro fio, e fazendo a regra da mão direita mais uma vez, os dedos apontam pra cima.

  • Debora Aquino

    A questão é, que é dado o sentido da intensidade da força e isso não podemos desprezar, que pela viazualização da questão é: Para cima e para direita.
    Analisando as outras alternativas:
    a) Para cima, porém inclinado;
    b) Mesmo sem analisar muito a questão, não teria como não marcar essa.
    c) e e) sentidos totalmente diferentes do enunciado;
    d) Sentido certo, porém intensidade para esquerda, não poderia ser essa também.

  • EFG

    O campo formado pela aresta BC vai ser anulado pelo campo formado pela aresta AD?

    Eu tava achando que se somar, pois tem mesma direção E sentido (pela figura que estou vendo). Não entendi.

    Quando fiz a questão, vi um campo resultante para fora da tela e para cima. Acredito que encaixe na letra E. Ai quando vi o gabarito, fiquei confusa.