Q53

Uma barra homogênea de comprimento igual a 2 m e massa M = 20 kg está na horizontal, presa à parede vertical por uma roldana móvel, livre para girar sem atrito.  Um bloco de massa m = 10 kg está suspenso por um cabo ideal preso à extremidade da barra. Essa mesma extremidade é sustentada por outro cabo ideal que forma 30o com a horizontal, como descreve a figura acima.
A intensidade, em newtons, da tensão no cabo que sustenta a barra é:
Dados:
sen 30o = 0,5
cos 30o = √3/2
g = 10 m/s2

(A) T = 1500
(B) T = 250
(C) T = 150
(D) T = 100
(E) T = 400

Ver Solução
  • Livia

    Se o fio nao estivesse preso, mas só apoiado sobre a barra, as forças de traçao e do peso do bloco tambem atuariam sobre a barra?

  • Eric Carvalho

    Pq é L/2 a força é em relação ao meio da haste. Fórmula de momento!

  • Marcelo

    porque o peso da haste foi multiplicado por 1m e não por 2m?

  • Lrm10

    Caros engenheiros Petroleiros, mesmo não influenciando em nada na solução da questão para fins de marcação da resposta na prova, o fato de esta ocorrendo essa divergência de 100N, reside na condição de não terem considerado a existência da força de atrito da roldana com a parede, provocada pela normal Tx e diecionada para cima.

  • MrBorbaf

    Quando vc faz o somatório do momento em relação ao ponto, as forças que o prolongamento passam pelo ponto referido são multiplicadas po 0 (zero) pois a distancia entre a força aplicada e o ponto é realmente zero. Temos que supor que o corpo está em equilibrio estático, sendo assim, a força da tração em X não movimenta a barra em Y;

  • Gustavo BS

    Concordo… Mas como fica o equilíbrio de forças? Nesse caso nós temos uma força peso de 300 N (barra + bloco) e uma força y no cabo igual a 200 N.

    Essa diferença de 100 N seria compensada pela roldana? Isso não implicaria em consequente movimento da mesma e alteração do ângulo?

  • danilo_FR

    Somatória dos momentos em relação à roldana é igual a zero. Assim:

    Peso(haste)*1m + Peso(bloco)*2m – T*sen30*2m = 0
    200N*1m + 100N*2m + T*0,5*2m = 0
    T = 400 N