Q30

Devido ao atrito, um bloco de madeira de massa 2,0 kg desce um plano inclinado a 30o com a horizontal a uma velocidade constante 1,5 m/s. Para um intervalo de tempo igual a 2,0 s, o impulso I (em kg m/s) e o trabalho W (em J) realizados pela força peso sobre o bloco são, respectivamente,

Dado: g = 10 m/s2.

(A) 20 e 30
(B) 20 e 0
(C) 0 e 30
(D) 40 e 30
(E) 40 e 60

Ver Solução
  • Giuliano

    Não. O impulso resultante que é igual a variação da quantidade de movimento. Nesse caso, ele pede o impulso do peso, apenas. Para fazer a conta com o impulso resultante tem que considerar o impulso das outras forças também. Abraço!

  • Fe Mesquita88

    Uma duvida:

    Impulso = variacao da quantidade de movimento

    como v nao varia, logo variacao da qtdade de movimento = 0
    logo impulso nao deveria ser 0 ?

  • Rafael

    Assim como Py se anula com a normal (N), Px também se anula com a força atrito (uma vez que o bloco desce com velocidade constante), assim o impulso da “força resultante” é nulo (observe que não é isso o que a questão pede!). “Anônimo”, o que você esta encontrando nos seus cálculos é o valor do impulso da “força resultante” caso o atrito fosse nulo.

    Parece até uma pegadinha, mas o que a questão pediu foi o impulso da força peso isoladamente (e não o da força resultante), assim, pouco importa a existência ou não de outras forças no sistema.

    O impulso da força peso é então dado por P x delta t = 2 kg x 10 m²/s x 2s = 40 Nxs

  • Wcosta

    Prezado, conforme dito pelo Leandro, o trabalho da Força Peso não depende da trajetória descrita pelo corpo, isto é, depende apenas do desnível entre as posições entre as posições inicial e final do corpo. Por essa razão, o trabalho da força peso é o mesmo, sendo o deslocamento na diagonal (conforme descrito no exercício) ou na vertical. Resumindo, W=mgh.

  • Anônimo

    Pessoal, uma dúvida que acredito algumas pessoas também tenham:

    Se no plano inclinado, o Py se anula com a normal (N), por que não posso usar a força como sendo  Px? Não seria o Px que atua no corpo, em vez do P?

    Aí teríamos Px = mgsen30 = 2 x 10 x 0,5 = 10N
    I = F x delta t = 10 x 2 = 20N

    Isso está obrigatoriamente errado?

  • Leandro

    I = F x delta t
    Dessa forma, como a força peso é 20N e o intervalo de tempo indicado no exercício é 2s, temos:
    I = 20 x 2 = 40 kg m/s

    O trabalho realizado pela Força Peso independe da trajetória, deve ser considerado sempre o deslocamento vertical, independentemente da trajetoria do corpo. Sendo assim, em 2 segundos o bloco de madeira percorreu 3 metros no plano inclinado, o que corresponde a 1,5 metrto no plano vertical, já que sen (30) = 0,5. Portanto o trabalho da força peso é igual a m x g x h, ou seja:

    1,5 x 2,0 x 10,0 = 30 J

    Letra (D)