Q65

Durante o processo de produção, o petróleo é retirado do reservatório com auxílio de pressão, sendo usada a complementação do poço. Os tipos de complementação são primária, secundária e terciária, sendo usadas de modo a aumentar a produção e a vida do poço de petróleo em diversas etapas de sua produção.
Sobre os tipos de complementação, tem-se que a(s)

(A) primária consegue produzir até 30% do petróleo existente.
(B) primária fica ineficiente, podendo levar ao uso tanto da secundária como da terciária.
(C) primária, secundária e terciária, todas em uso podem levar à produção do poço a chegar até 80%.
(D) secundária é utilizada quando a primária não consegue mais produzir e alcança em média 35% de produção.
(E) terciária é uma técnica comum que utiliza injeção de água no reservatório.

Ver Solução
  • Mariane de Poli

    Concordo, iria na B ou na C. A C também faz sentido, uma vez que ele fala que pode chegar ATÉ 80% e não que irá chegar ou que isso é uma média de qualquer tipo. Além disso, a alternativa não menciona que todas os métodos são utilizados simultaneamente e sim que são usados em algum momento.

    Discordo muito da letra D, pelos mesmos argumentos que o Alison mencionou.

    Péssima questão!

  • Alison Pagung

    Questão mal elaborada e respostas muito mais.
    Nenhuma das alterantivas está totalmente correta, porém eu achei plausível a B.
    Considerando o termo “complementação” a manutenção da pressão, naturalmente entendemos que são os métodos de recuperação.
    Partindo desse princípio:

    A) Errada. Não é possível convencionar uma taxa única máxima para um método de recuperação, uma vez que depende das condições do reservatório. No caso do primário, por Thomas, podemos ver que variam de 20% (gás em solução), 20 a 30% (capa de gás), e 30, 40 a 75% (influxo de água), e ele cita uma média geral de cerca de 30%, não sendo possível chegar num consenso, nem estimar a % quando temos um método combinado também;

    B) Pode estar correta, uma vez que em algum momento da vida útil a primária realmente ficará ineficiente, podendo realmente levar à utilização dos métodos secundários e terciários. Essa questão não diz que a primária é ineficiente, e sim que ela fica ineficiente, que ao longo prazo é verdade, PODENDO levar ao uso dos outros métodos. Notem que a alternativa também não fala que não se pode utilizar combinação de métodos nem a ordem deles… Pra mim tem certa coerência;

    C) Novamente, não é possível estabelecer essa porcentagem, principalmente porque ela é bastante alta e, na minha opinião, por coerência, não se usa “todas de vez” e sim uma combinação entre duas delas por questão de viabilidade econômica. Porém, nada impede também que seja verdade, pois ele diz que PODEM levar a produção a 80%. Um pouco fora da realidade pra mim;

    D) A primária e a secundária são comumente utilizadas em conjunto desde o início… Não só quando a primária não é mais suficiente… E nunca vi literatura que contenha essa relação de %… nem no próprio Thomas. Outra coisa, ao afirmar que isso seria verdade, pelo gabarito, automaticamente a alternativa B seria verdade também! A primária de fato fica ineficiente, o que novamente reforça coerência maior em B do que no restante;

    E) Ridícula. Dispensa comentários.

    Bom, finalizando: Péssima questão. Porém, eu iria de B. Não estou dizendo que estou certo, mas é o que realmente faz mais sentido pra mim dentre essas alternativas mal formuladas, juntamente com a questão. Sem dúvida alguma eu recorreria caso tivesse feito.

  • André Chalella Das Neves

    Mas existem poços que produzem mais, portanto a palavra “até” é incorreta.

  • Pedro

    Acredito que a A possa ser também, existam poços que produzem 30% de modo surgente

  • André Chalella Das Neves

    Concordo! Eu iria de C, ainda achando que estabelecer o limite em 80% é meio arriscado. Mas isso só porque as outras alternativas são inaceitáveis! (De acordo com o Thomas, pelo menos.)

  • RAD

    E mais: lá diz que o fator de recuperação médio é 30%, não 35%. Essa questão deveria ter sido anulada.

  • RAD

    De qualquer forma, segundo o livro do Thomas, essa resposta tá incorreta.

  • André Chalella Das Neves

    É, mas, infelizmente, ele falou “complementação”, e não “completação”.

  • William

    Bizarro. Questão muito mal feita. Posso entrar com injeção de água ou gás lift mesmo que o poço seja surgente (e normalmente isso ocorre). Ou seja, não preciso “utilizar um método secundário quando o primário não conseguir mais produzir”. O autor dessa questão aí deve ter estudado petróleo com os índios…

  • gustavo

    essa questãp está mal formulada e mal respondida.
    a complementação de pressão no reservatorio hj já é usada no inicio da vida do campo

  • Convidado

    Exato!

  • Marcus_agr

    Na boa se eu tivesse feito essa prova, eu pediria anulação dessa questão. Não existe tipos de completação primária, secundária e terciária. Existe sim Recuperação Primária Secundária e Terciária, na qual são utilizados metodos de elevação artificial.

  • tchakaboom

    Produção primária: Devido ao mecanismo natural. produzindo de 12 a 15% do óleo.
    Secundária: Adiciona energia ao reservatório (ex. Injeção de água) produzindo outros 15 a 20%
    Terciária: Métodos térmicos, químicos e injeção de gás. Outros 4 a 11%

    É nois na petro….

  • Slack

    Aonde está essa questão no Livro do Thomas?