Q29

Plataformas de produção de petróleo são estruturas flutuantes destinadas a receber o petróleo de vários poços submarinos e transferi-lo a navios ou oleodutos. O equilíbrio dessas estruturas pode ser analisado de forma simplificada com o modelo abaixo.

Considerando que a densidade da água seja igual a 103 kg/m3 e que a aceleração gravitacional seja de 10 m/s2, julgue os itens a seguir, a respeito da flutuabilidade e estabilidade da estrutura modelada.

1
Quando a estrutura está em equilíbrio, o seu centro de massa encontra-se sobre a mesma linha vertical que passa pelo centro de massa da água deslocada pela parte submersa.

2
Para que a estrutura flutue é necessário que seu centro de massa não esteja abaixo da linha d’água.

3
Se houver rompimento no flutuador I e a água começar a penetrar nele, então o ponto de aplicação do empuxo será deslocado no sentido do flutuador II.

4
O equilíbrio da plataforma pode ser considerado um equilíbrio instável quando o centro de massa da estrutura estiver acima do centro de massa da água deslocada pela parte submersa.

5
Considerando a hipótese de ocorrer um rompimento na parte inferior do flutuador I, localizada a 20 m de profundidade, então, se ar fosse injetado no flutuador a uma pressão superior a 200 kPa, a água não adentraria o flutuador.

Ver Solução