Q31

A figura ao lado apresenta a planta de uma tubulação de aço submetida ao fluxo de um fluido sob pressão, com vazão Q. Os trechos retilíneos são fixados ao terreno por meio de elementos de fundação convenientemente espaçados. O fluxo pode ser totalmente interrompido com o fechamento do registro na tubulação, mantendo-se a mesma pressão interna. Os diâmetros internos e as espessuras dos tubos e da curva são constantes ao longo do trecho apresentado. No corte A-A, representa as tensões tangenciais na seção A-A. Com base na figura e nas informações apresentadas, julgue os itens abaixo.

1
Quando o registro está aberto e o fluido está em movimento, os parafusos que fixam o trecho em curva aos tubos retilíneos são sempre submetidos somente a tensões normais de tração.

2
Se a espessura da tubulação é pequena em relação ao seu diâmetro interno, quando o registro está fechado e a tubulação pressurizada, as tensões tangenciais são maiores que as tensões axiais, normais ao plano do corte A–A.

3
Os esforços a que os parafusos de fixação do trecho em curva estão submetidos independem da velocidade de fluxo do fluido.

4
As tensões tangenciais são diretamente proporcionais ao raio interno da tubulação.

5
Para uma determinada pressão interna, caso o material da tubulação fosse alumínio, a sua deformabilidade seria maior que a da tubulação de aço.

Ver Solução