Q34

Nas reações acima, dois hidrocarbonetos diferentes, A e B, são convertidos em uma mesma substância C. Ambas as reações são chamadas de hidrogenação catalítica, pois tratam da adição de hidrogênio na presença de catalisador de platina. Acerca das substâncias e das reações em apreço, julgue os itens que se seguem.

1
As cadeias carbônicas das substânciasAe B são classificadas como acíclicas, ramificadas, insaturadas e homogêneas, e a cadeia carbônica da substância C é classificada como acíclica, ramificada, saturada e homogênea.

2
As substâncias A e B são isômeros de cadeia.

3
Os nomes formais das substâncias A, B e C, recomendados pela International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC), são, respectivamente, 2-metil-4-pentino, 2-metil-3-pentino e 2-metilpentano.

4
Sabendo-se que as massas atômicas do carbono e do hidrogênio são, respectivamente, 12 g/mol e 1 g/mol, é correto afirmar que 100 g da substância A produzirão aproximadamente 105 g da substância C.

5
Uma solução da substância A em n-heptano, de concentração 0,41 mol/L, que sofra hidrogenação catalítica e que apresente 100% de rendimento, produzirá uma solução de C de concentração igual a 0,43 mol/L.

Ver Solução