Q38

Com relação aos princípios de transferência de calor e massa, julgue os itens que se seguem.

1
Suponha que um cilindro, suficientemente longo para que os problemas de condução de calor possam ser tratados como unidimensionais, esteja inicialmente a uma temperatura uniforme e igual a T0. Se esse cilindro passar a receber calor por meio de um fluxo de calor constante na direção radial, então a máxima temperatura no cilindro, em cada instante de tempo, ocorre em seu centro.

2
Suponha que um cilindro, cujo material de construção tem condutividade térmica igual a k esteja inicialmente a uma temperatura uniforme e igual a T0 e seja suficientemente longo para que os problemas de condução de calor possam ser tratados como unidimensionais. Se esse cilindro passar a receber calor por meio de um fluxo de calor constante e igual a q, na direção radial, a temperatura em todos os pontos do cilindro será a mesma após o transcurso de um intervalo de tempo igual a contado a partir do início da aplicação do fluxo de calor.

3
O coeficiente de difusão de uma substância em fase gasosa independe da massa molar da substância.

4
O coeficiente de difusão do dióxido de carbono no ar é menor que o coeficiente de difusão do dióxido de carbono em água, à temperatura de 25oC e à pressão atmosférica, no nível do mar.

5
Em um sistema com mais de três compostos, segundo a equação de Stefan-Maxwell, pode haver fluxo difusivo de massa de um certo composto, sem que exista um gradiente de concentração desse composto.

Ver Solução