Q100 e Q101

No processo de controle de qualidade de combustíveis, um dos procedimentos utilizados baseia-se na determinação das suas densidades. O gráfico mostrado na figura I abaixo representa a densidade do etanol puro, em função da temperatura, e o gráfico mostrado na figura II abaixo representa o comportamento da densidade relativa da mistura álcool/água como função da concentração, para uma determinada temperatura.


Figura I: densidade do etanol (100%) × temperatura.


Figura II: densidade relativa × concentração de etanol na mistura.

Com base nas informações acima apresentadas, julgue os  itens que se seguem.

100
Considerando g = 9,8 m/s2, infere-se, com base no gráfico da figura I, que o empuxo em um densímetro submerso 10,0 cm3 no etanol puro a 20 ºC é superior a 500 N.

101
Com base no gráfico da figura II, é correto afirmar que a densidade relativa do etanol é uma função linear da concentração etanol/água.

Ver Solução


  • Japa

    Desculpem, o Mateus está certo!!

  • Japa

    Para uma função ser linear ela não precisa passar pela origem. Seus valores devem ser proporcionais. O wue não ocorre em uma função de segundo grau por exemplo.

  • Anônimo

    Além do mais, não se pode afirmar que a função é linear. Embora a curva possa ser aproximada pra uma reta, isso não é uma condição suficiente pra ser linear.

    Para ser linear, a função deveria interceptar o ponto (0,0).

  • Leletim

    Vejam se está correto:
    100 – E –  d20ºC = 0,789 g/cm3assim E = d*V*g = 0,789*10*9,8/1000 = 7,73*10-2 N101 – E – a função do gráfico 2 pode ser aproximada para linear porém o correto seria: densidade relativa da mistura é função linear da concentração etanol/água