Q103 e Q104

A figura acima ilustra frentes de ondas emitidas por uma fonte sonora em diferentes situações e um observador em repouso. A fonte, em todos os casos, emite ondas com freqüência fixa. Desconsiderando a velocidade do meio de propagação e considerando que este meio é homogêneo com densidade constante, julgue os itens a seguir.

103
A fonte emissora no caso  (a) está em repouso em relação ao solo e, no caso (b), desloca-se para a esquerda com velocidade constante.

104
Os fenômenos ilustrados nas situações (c) e (d) ocorrem quando a velocidade da fonte é igual ou maior que a velocidade do som no meio, respectivamente. Nesse caso, as freqüências ouvidas pelo observador podem ser calculadas pelo efeito Doppler.


Ver Solução


  • Deivton

    Diego, o efeito doppler não se aplica a ondas de choque, a alternativa é falsa.

  • Deivton

    Diego, o efeito doppler não se aplica a ondas de choque, a alternativa é falsa.

  • DiegoAraújo

    103 – A fonte (a) realmente está em repouso todos os observadores percebem o som com a mesma frequencia. Mas a fonte (b) se desloca para a direita, achatando a onda (aumentando a frequencia). Logo o item é INCORRETO.

    104- CORRETO. A fonte (c)tem velocidade da fonte igual a do som o que gera acumulo de frentes de ondas em um único ponto. A fonte (d) tem velocidade superior a do som, gerando um cone de propagação.