Q168 a Q171

Os mecanismos fundamentais de transferência de calor envolvem o transporte de energia por condução, convecção e radiação. Julgue os itens seguintes, acerca desse assunto.

168
A condução de calor é o mecanismo que acontece somente em sólidos e ocorre devido ao processo de transporte de energia de origem de difusão molecular tendo em vista a diferença de temperatura.

169
A convecção está associada ao transporte de energia em fluidos em movimento, a partir de uma diferença de temperatura no interior do fluido.

170
O processo de transferência de calor por convecção natural associa-se ao movimento de fluidos devido às forças de empuxo.

171
A troca de calor pela radiação é um mecanismo que não está associado aos processos formulados pela mecânica dos meios contínuos, visto que essa troca de calor envolve a propagação de energia por ondas eletromagnéticas.

Ver Solução


  • Pablo

    168E – Condução pode ocorrer tanto em sólidos, liquidos ou gases. Convecção somente em líquidos e gases (fluidos).

  • Igor Silva Batista

    Fluido estagnado.

  • Leletim

    168 E – condução pode ocorrer em sólido ou fluido

    169 C – Definição de convecção

    170 C – Na convecção livre ou natural o escoamento é induzido por forças de empuxo, que são originadas a partir das diferenças de massa específica causadas por variações de temperatura no fluido

    171 C – A energia do campo de radiação é transportada por meio de ondas eletromagnéticas.