Q102

O equilíbrio e a estabilidade de corpos flutuantes é um dos temas aos quais se dedica a estática de fluidos. A situação ilustrada na figura abaixo mostra dois corpos — A e B — na forma de recipientes de geometrias diferentes, flutuando em um meio fluido que pode ser considerado infinito. Dentro dos recipientes A e B estão as massas   CA e  CB, respectivamente. A largura dos corpos — dimensão ortogonal ao plano da ilustração — é a mesma.

Considerando as informações e a figura apresentadas, assinale a opção incorreta.
(A) A origem da força que mantém os corpos A e B flutuando é a ação do campo de pressão variável sobre a superfície imersa do corpos. Para que os corpos flutuem, é necessário que essa força seja igual ao peso dos mesmos.
(B) Considerando-se que os corpos A e B tenham exatamente o mesmo peso, a quantidade máxima de carga que o recipiente B pode suportar, sem que a água transborde para o seu interior, é maior que a carga máxima suportada pelo recipiente A.
(C) No caso de um objeto em suspensão, isto é, completamente submerso, mas que não se move na direção vertical e que não é contido por nenhum elemento mecânico — tal como uma haste cabo ou batente —, a força devido ao campo de pressão que age sobre a superfície do corpo é igual ao seu peso.
(D) No caso de corpos flutuantes, o ponto de aplicação da força de empuxo é o mesmo ponto de aplicação da força peso.
(E) A força resultante que o campo de pressão exerce sobre um corpo flutuante tem módulo igual ao peso da massa de fluido deslocada pelo corpo, aponta na direção vertical e tem sentido contrário ao do campo gravitacional.

Ver Solução


  • Leticia

     A questao foi anulada pois as informacoes fornecidas nao sao suficientes para resolucao.
    Acho tb que a letra D estaria errada, pois nao é sempre verdade que o centro de empuxo (ponto de atuacao do empuxo -centro de gravidade do líquido deslocado) coincide com o centro de gravidade (ponto de atuacao do peso).
    Quando o centro de empuxo coincide com o centro de gravidade (situacao mais comum quando o corpo está totalmente mergulhado), o equilibrio é indiferente.

  • Luiz

    Porque não seria a resposta a letra B?

  • Anônimo

    Eu acho que a C poderia ser a resposta (melhor dizendo, a afirmação contida no item C não é necessariamente verdade, pois dependendo a altura dos recipientes, ela pode ou não ser verdadeira).