Q110

Na perfuração de um poço de petróleo utilizando-se sonda rotativa, existem vários equipamentos que trabalham conjuntamente para manter o bom funcionamento da sonda. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.

(A) Na utilização de uma sonda rotativa para perfurar um poço, é suficiente dispor de um sistema de perfuração tendo como partes a torre de perfuração, a coluna de perfuração, com broca, e os motores a dísel.
(B) Um tubo de perfuração mede 9 m, uma coluna de perfuração mede entre 18 m e 27 m e uma torre de perfuração mede, no mínimo, 35 m, podendo chegar a mais de 45 m.
(C) A torre de perfuração é uma estrutura móvel e não necessita ser montada e desmontada em cada novo poço a ser perfurado.
(D) O sistema de circulação da sonda tem um fluido de perfuração (a lama) que é injetado pelo espaço anelar e retornado pela coluna de perfuração, a fim de ser filtrado dos cascalhos carreados do fundo do poço e tratado quimicamente para nova injeção.
(E) A broca de perfuração gira apenas pelo efeito do peso da coluna de perfuração e pela vorticidade causada pelo fluxo da lama injetada.

Ver Solução
  • LucasFNC

    A) Errada. Não constam o sistema de movimentação de cargas nem as bombas.
    B) Errada. Uma coluna de perfuração pode chegar a quilômetros de profundidade.
    C) Errada. É necessário o desmonte da torre para transporte.
    D) Errada. O fluido de perfuração é injetado pelo interior da coluna e retorna pelo espaço anelar (está invertido).
    E) Errada. A mesa rotativa possui um motor que gera o torque ao sistema.

  • Eu

    Não eh atoa que a Petro deixou essa banca na geladeira….

  • Mirterra

    CESPE: “anulada. O fornecimento de dados equivocados prejudicaram o julgamento da questão, deixando-a sem opção correta. Por essa razão, a CESPE/UnB decide pela anulação da questão.”
    Portanto, acho q vc está certo mateusbatera…

  • Anônimo

    Pelo que eu vi, não tinha resposta certa. Todas as alternativas tinham algum erro.