Q111

Os mais importantes instrumentos de avaliação de composição das rochas e do conteúdo fluido das formações geológicas em subsuperfície são os perfis de poços abertos, os perfis de raios gama e sônicos, os testes de pressão em poços e a perfilagem de produção. Acerca desses instrumentos, assinale a opção correta.

(A) Os perfis de poços abertos têm a característica de somente medir as propriedades elétricas dos minerais das rochas e do conteúdo fluido destas.
(B) Os perfis de raios gama são utilizados na detecção do conteúdo de hidrocarbonetos das formações geológicas.
(C) Os perfis sônicos são utilizados na estimativa de porosidade da rocha, detecção de volume de fraturas nas rochas, grau de compactação das rochas e na estimativa de suas constantes elásticas.
(D) Os dois mais importantes objetivos dos testes de pressão em poços são determinar a pressão dinâmica de fluxo dos fluidos e estimar o tamanho do reservatório.
(E) Na perfilagem de produção, a avaliação dos reservatórios ocorre por determinação do calibre do poço e do cálculo dos danos à formação produtora de hidrocarboneto.

Ver Solução
  • Maria Carolina

    Estas repostas podem ser encontradas as páginas 125 e 126 de Fundamentos

  • Leletim

    Letra A: Errada – O perfil de um poço é a imagem visual, em relação a profundidade, de uma ou mais características ou propriedades das rochas perfuradas (resistividade elétrica, potencial eletroquímico, tempo de transito de ondas mecânicas, radioatividade…). Os perfis de poços abertos são denominados genericamente de perfis elétricos.

    Letra B: Errada – Os perfis de raio gama são utilizados para detectar a radioatividade total da formação. São utilizados para identificação da litologia, minerais radioativos e cálculo do volume de argilas.

    Letra C – Correta – Descrição do perfil sônico:
    “Sônico – DT: Mede a diferença nos tempos de transito de uma onda mecanica atraves das rochas. É utilizado para estimativas de porosidade, correlação poço a poço, estimativas do grau de compactação das rochas ou estimativa das constantes elásticas, detecção de fraturar e apoio à sísmica para a elaboração do sismograma sintético.”

    Letra D: Errada – Objetivos principais do teste de pressão: identificação dos fluidos contidos na formação, verificação da pressão estática e da existencia de depleção; determinação da produtividade da fromação, dos parametros da formação e do dano, além de amostragem de fluido para PVT. 

    Letra E: Errada – A perfilagem de produção é feita após a descida do revestimetos de produção e completação inicial do poço, visando determinar a efetividade de uma completação ou as condições de produtividade de um poço.