Q112

A completação de um poço constitui-se em etapa necessária para a retirada e a produção de hidrocarboneto e pela vida útil de um poço. A completação deve ser, portanto, bem feita, devendo o poço ter, em seu revestimento, resistência necessária para produção e limpeza contínuas, tanto em terra quanto no mar. Em relação a esse assunto, assinale a opção correta.

(A) Para que se avalie a qualidade da cimentação de um poço, cuja função é manter a vedação hidráulica entre os intervalos onde pode haver fluxo de fluidos, são utilizados os perfis sônico e ultra-sônico, sendo este último de tecnologia mais moderna.
(B) O canhoneio é uma técnica em que um poço é bombardeado, depois de tamponado, para que, uma vez rompido o tampão, se torne mais produtivo.
(C) O obturador (packer) de produção, que pode ser tanto recuperável como permanente, é um equipamento de segurança utilizado para evitar desmoronamento das paredes revestidas do poço.
(D) A árvore de natal, tanto convencional quanto molhada, é um equipamento que controla o fluxo de hidrocarboneto no fundo dos poços revestidos.
(E) A intervenção em poços produtores somente acontece quando existe ameaça de explosão (blowout).

Ver Solução
  • Anônimo

    Agora que você falou, eu fui analisar direito a alternativa D. A árvore de natal tem como função controlar o fluxo na cabeça de produção (e não no fundo do poço). Porém, indiretamente, ela acaba controlando o fluxo no fundo do poço, afinal, tudo que passa pela cabeça de produção também passa pelo fundo do poço. Acho que a confusão se deu por essa ambiguidade.

  • Leletim

    Acho que a letra D estaria correta tb porque não foi dito que a AN pode ser utilizada apenas em poço revestido. 

  • Leletim

    QUESTÃO 112 – anulada, pois a questão apresenta duas opções corretas – (A) e (D) –, o que contraria o tópico 7.1 do edital que rege o certame. Por essa razão, o CESPE/UnB decide pela anulação
    da questão.

  • Anônimo

    A resposta certa não é o item A? O que tem de errado nessa questão?