Q114

Assinale a opção correta, com relação à elevação de petróleo e ao processamento primário do petróleo.
(A) A elevação natural do petróleo é um processo em que a pressão de fluido insuficiente de um reservatório tem que ser aumentada por injeção de outros fluidos, para que o petróleo possa alcançar a superfície.
(B) Para que os fluidos surjam na superfície atingindo as facilidades de produção, a partir do reservatório, é necessário que haja: fluxo do fluido no reservatório, em meio poroso; fluxo do fluido no poço; fluxo do fluido através da linha de produção.
(C) Em relação ao fluxo na coluna de produção, o gradiente devido à elevação corresponde ao gradiente dinâmico e independe da densidade média do fluido.
(D) A elevação de um gás (gás-lift) é um método convencional que usa gás livre para alçar os fluidos — óleo e(ou) água — até a superfície.
(E) No processo de tratamento para a obtenção de óleo e gás, a água que vem associada aos hidrocarbonetos é de fácil remoção e retirada já na etapa de produção, não trazendo inconvenientes nas etapas de transporte e refino.

Ver Solução
  • Eng

    Método convencional é um método de recuperação de petróleo e não de elevação.O correto seria injeção de gás no reservatório.

  • LucasFNC

    Pimenta,
    Convencional e artificial são dois adjetivos diferentes mas que podem definir este método.
    Podemos dizer que o gas-lift é um método convencional de elevação artificial de fluidos, ou seja, comum, tradicional.
    Creio que o erro esteja na “elevação”, pois o gás é injetado e os fluidos são elevados.

  • Pimenta

    Luiz, 

    O método se chama de elevação, mas o que está incorreto é que este não é um método convencional e sim artificial. 

  • Luiz

    Na letra D o correto seria injeção de gás e não elevação de gás.

  • Pimenta

    Quando a pressão do reservatório é suficientemente elevada, os fluidos nele contidos alcançam livremente a superfície, dizendo-se que são produzidos por elevação natural. Os poços que produzem desta forma são denominados de poços surgentes.
    Quando a pressão do reservatório é relativamente baixa, os fluidos não alcançam a superfície sem que sejam utilizados meios artificiais para elevá-los. O mesmo ocorre no final da vida produtiva por surgência ou quando a vazão do poço está muito abaixo do que poderia produzir, necessitando de uma suplementação da energia natural através de “ELEVAÇÃO ARTIFICIAL”.
    Temos como métodos de elevação artificial mais comuns na indústria do petróleo:

    –Gas-liftContínuo ou Intermitente (GLC e GLI);
    –Bombeio Centrífugo Submerso (BCS);
    –Bombeio Mecânico com Hastes (BM);
    –Bombeio por Cavidades Progressivas (BCP);

  • Eu

    Concluindo: O gás injetado é tratado na planta de processo (comprimido nos turbos compressores e na unidade na unidade de glicol retira-se a umidade)

  • Eu

    Gás não-associado: é aquele que, no reservatório, está livre ou em presença de quantidades muito pequenas de óleo. Nesse caso só se justifica comercialmente produzir o gás

  • Illidan

    PORQUE A D TÁ ERRADA???????????????????????????????????????????????????