Q86

As grandes indústrias automobilísticas fazem testes de colisão nos quais carros são arremessados contra paredes. Em alguns desses testes, os efeitos da colisão sobre um boneco, que simula a presença de um ser humano, são estudados na presença e na ausência de air bags. Considerando o texto acima, assinale a opção correta, acerca de impulso e trabalho.

(A) O air bag funciona como um dispositivo protetor porque a variação do momento linear do boneco devido à colisão é maior quando não há air bags no veículo que quando esse dispositivo está presente e é acionado.
(B) A variação do momento linear do boneco devido à colisão é a mesma na presença e na ausência de air bags. No entanto, quando o air bag é acionado durante a colisão, o intervalo de tempo no qual ocorre a variação de momento linear do boneco é maior, o que torna o air bag um dispositivo protetor.
(C) O impulso da força exercida pela parede sobre o carro é igual à variação do momento total do carro multiplicada pela massa do próprio carro.
(D Em um gráfico da força exercida pela parede sobre o carro em função do tempo, o impulso da força é igual à derivada da força em relação ao tempo.
(E) Se a fração da energia cinética do carro que se transforma em som, durante a colisão, for considerada desprezível, então a colisão entre o carro e a parede pode ser tratada como uma colisão elástica.

Ver Solução


  • Pedro Ivo

    Impulso é igual a variação de momento linear. Não se deve multiplar a massa pelo momento

  • Camilla

    Por que a C está errada?

  • Everton

    No caso o Impulso seria a integral desse gráfico

  • Igorsheldon

    Impulso é força x tempo e não a derivada de força sobre tempo. Basta ver que a unidade é N*s

  • Dudu

    Não entendi porque a D seria falsa ?