Q93

Considerando o circuito apresentado e, ainda, que a força eletromotriz (fem), em função do tempo —  t —, é dada por V(t) = V0 senωt, assinale a opção correta.

(A) A amplitude da corrente no circuito será maior no indutor que no resistor porque o primeiro tem impedância menor que o segundo.
(B) A freqüência angular da corrente no capacitor equivale à metade da freqüência angular da fem.
(C) Em qualquer instante, a soma da diferença de potencial elétrico no resistor, no capacitor e no indutor é igual à fem nesse mesmo instante.
(D) A amplitude de corrente no circuito será máxima quando ω = R/L.
(E) Em qualquer instante, a diferença de potencial no resistor está defasada em 90o em relação à corrente no próprio resistor.

Ver Solução


  • Anônimo

    Ok, vamos lá:

    A) O circuito está em série, portanto a corrente é igual em todos os elementos.
    B) Em todo circuito alimentado por uma fonte de tensão senoidal com freqüência ômega, todas as correntes e tensões no circuito serão também senoidais, com a mesma frequência. Podem aparecer defasagens, devido aos indutores e capacitores, mas a frequencia é a mesma.
    C) Leis de Kirchoff: as somas das correntes em um nó, ou a soma das tensões em uma malha é igual a zero (respeitando-se as convensões dos sinais!)
    D) A corrente máxima se dá na frequência de ressonância (1/raiz(LC)). Você pode conferir o motivo, pois somando as impedâncias e substituindo omega por esse valor, as impedâncias do indutor e capacitor se cancelam.
    E) No resistor, a tensão SEMPRE estará em fase com a corrente.

    Espero ter ajudado!

  • Mirterra

    alguem poderia explicar o resto?

  • Caiovive

    kirchhoff

  • Caiovive

    kirchhoff

  • Caiovive

    kirchhoff

  • Caiovive

    kirchhoff