Q94

As equações de Maxwell são um conjunto de relações tão fundamentais para os fenômenos eletromagnéticos quanto as leis de Newton são para os fenômenos mecânicos. Com respeito a essas equações, assinale a opção correta.

(A) As equações de Maxwell prevêem a existência de monopólos magnéticos, mas eles nunca foram encontrados na natureza.
(B) De acordo com as equações de Maxwell, uma corrente constante gera campo elétrico.
(C) Segundo as equações de Maxwell, a taxa de variação temporal do fluxo de campo elétrico através de uma superfície fechada é igual à  carga elétrica no  interior do volume delimitado pela superfície.
(D) De acordo com as equações de Maxwell, um campo magnético pode ser criado por um campo elétrico variável no tempo.
(E) As equações de Maxwell não prevêem a existência de ondas eletromagnéticas, mas elas podem ser previstas pela força de Lorentz.

Ver Solução


  • André Chalella Das Neves

    O lance é que isso não é dito por nenhuma Lei de Maxwell, mas simplesmente pela equação da força eletrostática.

  • Japa

    Na letra C estaria errado o fato dele falar que é a carga elétrica no “volume” não? O correto seria carga elétrica na “área”.

  • Japa

    Mas a corrente deve ser VARIÁVEL e não CONSTANTE, para gerar um campo magnético. Por isso a B está errada.

  • Everton

    Não entendi pq a B está errada. Toda carga elétrica gera campo elétrico, certo? E uma corrente elétrica não são cargas elétricas em movimento?

  • rat

    Mirterra, na verdade um campo elétrico pode ser criado por um campo magnético variável no tempo.É interessante lembrar que uma carga gera um campo eletrostático, cargas em movimento(corrente) gera um campo magnetostático e corretes variáveis no tempo criam campos eletromagnéticos (ondas)

  • rat

    Quanto ao seu questionamento, Mateusbatera, puts! complicado…
    realmente n tenho pleno conhecimento no assunto… sempre ouvi dos meus professores da não existência do monopolo magnético (e caso isso viesse a ser descoberto revolucionaria a física)… 
    No livro do Sadika ele mostra uma tabela com div B=0 e com comentário “Demonstrando a não existência da carga magnética isolada”… 
    O Sadika comenta tbm desse qm que vc mencionou, mas sempre refere como sendo nula… tornando correta a alternativa em questao (A)…

    Bom, o que importa é que parece que as provas atuais não estão focando em conceitos tão especificos… pelo menos nesses assuntos…

  • Anônimo

    Então, rat, eu acho que a B deveria ser verdadeira. No livro do Balanis (Advanced Engineering Electromagnetics), entre as equações de Maxwell, está:

    Div(B) = qm , onde qm representa uma densidade de “carga magnética”. Essa carga não existe no mundo real, mas ela está lá nas equações, apenas para criar uma “dualidade” entre as equações de campo elétrico e campo magnético.

    Eu acho que a questão devia ter sido anulada.

  • Mirterra

    obrigado!
    só mais uma coisa, esse “e vice versa” na letra D significa q um campo elétrico variável no tempo pode ser criado por um campo magnético?

  • rat

    A questão torna-se mais facil (pelo menos p/ engs eletricistas), pois a d é muito, muito verdadeira…

    a) Não existem monopolos magnéticos (divB=0)
    b) a corrente constante gera campo magnético ( B=(mo*i)/(2piR) )
    c) o que torna errado essa é essa “taxa de variação temporal”, senão a alternativa estaria certa(Lei de Gauss)
    d) correto (e vice-versa….)
    e) o “não” torna a questão muito falsa…

  • Mirterra

    alguem poderia explicar o q está errado em cada opçao?