Q98

As propriedades dos gases são importantes em um grande número de processos térmicos. A maioria dos gases na temperatura ambiente e pressão atmosférica comporta-se como gás ideal.
Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

(A) A energia cinética média de uma molécula de gás ideal varia com o quadrado da temperatura do gás.
(B) Quando a pressão — P — de um gás ideal diatômico se aproxima de zero, a razão  PV/nT, em que V é o volume ocupado pelo gás,  n é a quantidade de matéria e  T, a temperatura em Kelvin, se aproxima de um valor que é o dobro daquele que essa razão assume para um gás ideal monoatômico.
(C) A variação da energia interna de um gás ideal em uma expansão livre adiabática é igual à sua pressão inicial multiplicada pela variação de seu volume.
(D) A energia interna de um gás ideal depende apenas de sua temperatura.
(E) Em uma transformação adiabática, a pressão — P — e o volume —  V — de um gás ideal satisfazem a relação PV = constante.

Ver Solução


  • Eng

    Variação da energia interna= Calor – Trabalho.Processo adiabático não há transferência de calor e se a expansão é livre o trabalho também é nulo.Portanto, a Energia interna é 0.

  • Pedro ivo

    Porque a C está errada?

  • Quiroã Machado Dias

    Acredito qua a B esteja errada pois “n” é a quantidade de mols, não a quantidade de matéria, assim para um gás monoatômico (G’) e um gás diatômico(G”), n’=n”. Assim, para gases ideais e nas mesmas condições de P, V e T, a relação PV/n’T = PT/n”T.
    E, ainda, a cte univ. dos gases “R” não mudará nessas condições (de gases ideais) pois pela lei de Avogadro:
    “Volumes iguais, de quaisquer gases, nas mesmas condições de temperatura e pressão, apresentam a mesma quantidade de matéria em mol ou moléculas.”

  • Mirterra

    PV=nRT -> R tem valor fixo, nao muda com o gás.
    Pv=R’T -> nesse caso R’ diferente de R, pois está em função de n. Nao lembro da forma correta da equaçao e nao achei o meu livro de temodinamica pra conferir. Mas o importante é q nesse caso varia de acordo com o gas.

  • Leticia

     A razao PV/nT é a constante universal dos gases R. Na letra B ele afirma que a constante universal dos gases diatomicos é o dobro da constante universal dos gases monoatomicos. Acho que isto que esta errado.

  • Anônimo

    Falei besteira, a A já está clara, só falta entender a B.

  • Anônimo

    Mas alguém pode explicar por que a A e B estão erradas?

  • Stefancamargo

    U = 2/3 nRT

    A energia interna depende apenas de uma variável de estado, que é a temperatura. Mas quanto maior a massa do sistema, maior a energia interna

  • Sheldor

    Justificativa da CESPE.

    QUESTÃO 98 – anulada. Não há resposta correta entre as opções apresentadas, uma vez que a energia interna de um gás ideal depende de sua temperatura e também da quantidade de matéria nele presente. Por essa razão, o CESPE/UnB decide pela anulação da questão.

  • Mirterra

    Pq foi anulada? Tem mais de uma resposta ou estao tds erradas?