Q36

Dadas as características das atividades de exploração e produção de petróleo, é correto afirmar que a(s):

(A) etapa de desenvolvimento envolve o projeto, a compra de materiais e equipamentos, a instalação dos componentes e o comissionamento das plantas e sistemas, porém a etapa de produção pode ser iniciada antes de se encerrar a etapa de desenvolvimento.
(B) fase de exploração engloba as etapas de pesquisa exploratória e de delimitação da eventual descoberta e dura de 1 a 10 anos; já a fase de produção engloba as etapas de desenvolvimento e de produção, sendo que, de todas as etapas, a de desenvolvimento é a que tem a maior duração.
(C) fase de exploração é a que concentra o maior dispêndio de recursos e se caracteriza por ser uma atividade de risco, já que o retorno pode variar muito.
(D) exploração e a produção de petróleo são conduzidas por empresas verticalmente integradas, ou seja, com atividades que vão da pesquisa exploratória até a distribuição dos produtos do refino do óleo e/ou processamento do gás.
(E) empresas de petróleo contratam outras empresas, chamadas empresas de serviços, para realizar as operações de exploração e produção, sendo que apenas as atividades de aquisição de dados de poço são realizadas pela própria empresa de petróleo, por serem consideradas atividades de importância estratégica.

Ver Solução
  • Francis Halley

    Mas a exploração não envolve etapas de perfuração também?

  • McLovin

    B – creio que a etapa que tem maior duração é produção;
    C – exploração não é de risco, de risco creio que seja a perfuração;
    D – creio que elas não sejam verticalmente integradas, mas não tenho certeza, fiquei com dúvida nessa;
    E – não apenas as atividades de dados de poço, mas também engenharia de reservatórios e outras coisas a mais.