Q44

Durante a fase de prospecção de petróleo e gás natural são usados métodos sísmicos de reflexão que utilizam ondas que têm diferentes velocidades de propagação nos meios, em função das diversas constituições mineralógicas das rochas que compõem o subsolo. Uma seqüência de tipos de rochas e substâncias, disposta na ordem da menor para a maior velocidade de propagação da onda sísmica, é:

(A) metano, calcário, água e petróleo.
(B) calcário, petróleo, folhelho e água.
(C) dolomitos, calcário, metano e lama.
(D) sal, calcário, petróleo e dolomitos.
(E) petróleo, folhelho, sal e dolomitos.

Ver Solução
  • Pablo

    Gráfico na Pag 34 – Thomas

  • Lennon

    A velocidade de propagação das ondas sísmicas é função da densidade e das constantes elásticas do meio , consequentemente , depende da constituição mineralógica da rocha, grau de cimentação, estágio de compactação ( pressão e profundidade), porosidade, conteúdo e saturação dos fluidos, além de outros fatores como a temperatura e presença de microfibras
    Fonte: Fundamento de Engenharia de Petróleo , Thomas.

  • Amadeu Bandeira

    Os métodos sísmicos por reflexão, utilizam-se de ondas mecânicas. Estas ondas aumentam a sua velocidade à medida em que ocorre um aumento na densidade do meio (a velocidade nos sólidos é maior que nos líquidos, que é maior que nos gases). Das alternativas acima, a única que obedece esta lógica é a alternativa “E”.