Q64

Um fluido em repouso é um meio considerado isótropo, relativamente à distribuição das pressões a que está sujeito. Havendo movimento, surgem forças tangenciais devido à viscosidade do fluido em questão. Sobre o tema, o gráfico a seguir mostra um diagrama cartesiano com várias situações, tendo na ordenada as tensões de cisalhamento (δ=F/S) e na abscissa os gradientes de velocidade ΔV/Δn, onde F é força, S é a área de elementos planos no sentido do fluxo, V é a velocidade e n, a distância entre dois elementos planos.

Associando-se o enunciado com o gráfico acima, pode-se afirmar que a linha

(A) C representa um fluido Newtoniano e o eixo y, um sólido elástico.
(B) B representa um sólido elástico e A, um plástico.
(C) A representa um plástico e B, um fluido Newtoniano.
(D) A representa um fluido Não-Newtoniano e o eixo x, um fluido ideal.
(E) A representa um fluido Newtoniano e C, um fluido ideal.

Ver Solução
  • André Chalella Das Neves

    Lógico que A representa um fluido.

  • fillipe

    Não confundir “não é fluido newtoniano” com “é fuido não-newtoniano”

  • Japa

    Eres está certo. Um Plástico de Bigham é um fluido sim, porém não-Newtoniano!
    E o eixo X representa um fluido ideal. E agora?

  • luiz.taqueda

    Pq A não representa um fluido, só por isso.

  • luiz.taqueda

    Como a Carol disse, apenas a letra C demonstra um fluido newtoniano exatamente pelas razões que ela descreveu. O eixo das ordenadas representa um sólido elástico pois em um sólido elástico, não haverá deslocamento relativo entre as camadas no inteior do sólido, ou seja, ao se aplicar uma tensão de tração, todos os pontos se deslocam igualmente (lógico que na flexão seria diferente, mas para efeito de comparação com um fluido, temos que pensar na tração ou compressão pura) não havendo gradiente de velocidade entre as diferente camadas. Por isso, a tensão de cisalhamento do sólido elástico seria uma reta passando por x=0.

  • Eres Alessandro Porcineli

    Por que não a letra D: A não é fluido Newtoniano (Plástico de Bigham). O Eixo do X, representa sim, um fluido ideal… Por outro lado a letra A também está correta. E agora?

  • Carol

    Por eliminação, A e C são fluidos newtonianos pois a viscosidade varia linearmente com a tensão de cisalhamento e a taxa de variação da velocidade, logo alternativas C,D, E eliminadas. As linhas B e A não representam sólidos, mas sim fluidos. Logo, a resposta correta é a letra A.