Q109 a Q112

Acerca da legislação e das boas práticas de segurança operacional de instalações petrolíferas, julgue os itens que se seguem.

109
Os sistemas críticos de segurança operacional devem ser projetados e construídos de forma que existam dois controles independentes para garantir a proteção: um controle primário, com funcionamento a partir da intervenção humana, e outro secundário, no qual não ocorre intervenção humana.

110
A garantia da integridade estrutural das instalações é função dos projetos de instalação, construção e montagem. Para garantir a segurança operacional, são considerados elementos críticos como os procedimentos de manutenção, o manual de operações e até a desativação da instalação, quando for o caso.

111
A descrição da unidade terrestre (DUT) delimita os procedimentos de manutenção e é considerada um documento de segurança operacional (DSO), devendo, portanto, ser submetida à ANP.

112
De acordo com o plano de emergência, os quase acidentes não precisam ser registrados pelos operadores de instalações petrolíferas, pois não causam danos à saúde humana ou ao meio ambiente.

Ver Solução