Q51 a Q55

No Brasil, aproximadamente trinta bacias sedimentares são estudadas visando à exploração de petróleo. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

51
A paleontologia focaliza somente na datação das rochas a partir dos fósseis, enquanto a sedimentologia estuda os ambientes deposicionais.

52
O processo que vai da descoberta à extração de petróleo depende de diversos profissionais, tais como: geofísico, geólogo, engenheiro de perfuração, auxiliado pelo químico de fluidos de perfuração. Uma vez descoberto o campo, geólogos, geofísicos e engenheiros de reservatórios trabalham em equipe, gerenciando o campo como se fosse uma empresa menor dentro da companhia petroleira.

53
Os sedimentos acumulados nas bacias sedimentares transformam-se em rochas, tais como arenitos e calcários, que podem ser reservatórios de petróleo, enquanto os sais ou os evaporitos são rochas selantes que não deixam o óleo escapar da trapa.

54
A área da geologia que estuda a maturação da matéria orgânica e a origem do petróleo é da competência do engenheiro químico.

55
A sísmica é um método que utiliza o sismo ou o tremor provocado artificialmente para criar ondas elásticas que percorrem as camadas de rochas da bacia, possibilitando a confecção de seções sísmicas, representantes de tais camadas.

Ver Solução