Q56 a Q62

Com relação a perfuração, complementação, abandono e avaliação de poços, julgue os itens de 56 a 62.

56
Considerando que 1.0 kgf/cm2 = 14.2 lbf/pol2, é correto afirmar que a pressão hidrostática exercida, no fundo de um poço vertical terrestre de petróleo, por uma coluna de fluido de perfuração com densidade de 10 lbm/gal (1,2 g/cm3) e 3.000 metros de altura (ou profundidade vertical do poço a partir da superfície), é maior que 7.000 lbf/pol2.

57
Em caso de emergência, como, por exemplo, falha na geração de energia elétrica em uma sonda de perfuração de posicionamento dinâmico, deve-se fechar a gaveta de tubo do preventor de erupção (BOP), cortar a coluna de perfuração pela gaveta cisalhante e desconectar o LMRP (low marine riser package), permanecendo o poço fechado com o BOP no fundo do mar.

58
Após a perfuração e a avaliação de um poço exploratório marítimo descobridor de óleo, esse poço pode ser abandonado, temporária ou definitivamente, por meio do uso de tampões de cimento acima e abaixo da zona permeável, em poço aberto. Além disso, deve ser colocado um tampão de cimento na sapata do último revestimento descido e um tampão de cimento dentro do revestimento de superfície entre 100 e 250 metros abaixo do topo do poço.

59
O critério de tolerância ao kick, juntamente com as curvas da pressão de poros e da pressão de fratura da formação, geralmente expressas em densidade equivalente de lama, em função da profundidade, são utilizados para a determinação das profundidades de assentamentos das diversas sapatas de revestimentos no projeto de construção de um poço de petróleo.

60
Em poços marítimos com lâmina de água de 2.000 metros, não surgentes e com óleo pesado (16 graus API), não se deve utilizar, como método artificial de elevação, o bombeio centrífugo submerso (BCS).

61
Durante a perfuração, pode ser usado o perfil LWD (logging while drilling) que fornece dados, como gamma ray, sônico, ressonância magnética e resistividade. Esses dados são capturados por sensores situados na exata profundidade da broca de perfuração e transmitidos à superfície por meio de pulsos de pressão a partir do fluido de perfuração.

62
Para evitar a produção de areia em reservatórios friáveis, o poço produtor horizontal pode ser completado com gravel pack e tubos rasgados ou telados.

Ver Solução