Q48

A interpretação de teste realizado em poços constitui uma importante ferramenta de engenharia na avaliação das formações. Em relação aos métodos e aos conceitos de interpretação de testes, afirma-se corretamente que:

(A) o tempo para um teste de fluxo atingir o regime pseudopermanente em um reservatório qualquer depende da vazão utilizada neste teste.
(B) a curva-tipo mais utilizada na interpretação de testes em reservatórios homogêneos é a Curva desenvolvida por Gringarten, que relaciona entre si três grupos adimensionais:  pD, tD / CD, CD.e2s.
(C) no Método de Horner a pressão extrapolada da reta, designada por p*, representa a pi (pressão inicial) mesmo quando o reservatório atinge o regime pseudopermanente durante o teste.
(D) em testes de injetividade a interpretação dos dados fica impossibilitada quando se usa um fluido de injeção diferente do fluido do reservatório.
(E) é menos complexa a interpretação de um teste de Fall-off quando a razão de mobilidade entre o fluido deslocante e o fluido deslocado é distante do valor unitário do que quando esta razão é próxima do valor unitário.

Ver Solução
Gabarito: B

Solução em breve.

 

2
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
PabloAnonimo Recent comment authors
newest oldest most voted
Pablo
Visitante
Pablo

Não tem isso no Thomas (capitulo 5)

Anonimo
Visitante
Anonimo

ahahahahahaah