Q55

O escoamento dos fluidos desde o reservatório até as facilidades de produção pode ser dividido em três etapas de fluxo, sendo a primeira a que ocorre dentro do reservatório, na qual o(a):

(A) fluxo de um fluido através de um meio poroso ocorre sempre do ponto de maior pressão para o de menor pressão.
(B) índice de produtividade (IP) de um poço no regime pseudopermanente declina com o tempo de produção, uma vez que a sua pressão de fluxo (pw) também diminui com o tempo de produção.
(C) tempo para se atingir o regime pseudopermanente é função, entre outros parâmetros, do tamanho do reservatório e da vazão de produção, para um poço que produz com vazão constante em um reservatório selado nos seus limites externos.
(D) pressão, em qualquer ponto do meio poroso, varia linearmente com o tempo de produção, considerando o escoamento de um fluido pouco compressível, quando ocorre o regime de fluxo pseudopermanente.
(E) pressão estática do sistema é igual à pressão no limite externo do reservatório, considerando um poço produzindo em regime pseudopermanente no centro de um reservatório circular.


Ver Solução
Gabarito: D

Solução em breve.


3
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Marx VladimirThaiane Gambarra SoaresLuiz Eduardo Ferreira Recent comment authors
newest oldest most voted
Marx Vladimir
Visitante
Marx Vladimir

Se for inclinado nem sempre, pois dependendo da inclinação a parcela do peso específico vezes o cosseno do ângulo com a vertical poder fazer com que o escoamento seja ao contrário. Ao calcular o Potencial de Fluxo vc certifica pra onde escoara o fluído.

Thaiane Gambarra Soares
Visitante
Thaiane Gambarra Soares

Pq a letra A estaria errada? O fluxo é sempre da região de maior pressão para de menor pressão.

Luiz Eduardo Ferreira
Visitante
Luiz Eduardo Ferreira

Essa questão foi tirada de algum concurso? Na minha pós caiu esta questão em uma prova e a questão dada como correta era a C.