Q56

O mecanismo de produção do reservatório influencia sobremaneira o comportamento de vazão dos poços ao longo do tempo. Considerando os três principais mecanismos de produção dos reservatórios de petróleo, é correto afirmar que:

(A) reservatórios que operam com forte influxo de água apresentam pequena redução da pressão estática do reservatório com a produção acumulada.
(B) reservatórios que produzem exclusivamente pelo mecanismo de gás-em-solução apresentam uma razão gás-óleo de produção sempre crescente com o aumento da produção acumulada.
(C) o mecanismo de produção que proporciona a maior vazão média por poço quando a fração de água produzida é elevada é o Bombeio Centrífugo Submerso.
(D) o mecanismo de produção de reservatório Gás-Lift apresenta uma razão crescente gás-óleo de produção para altos fatores de recuperação do reservatório.
(E) os poços de reservatórios cujo principal mecanismo de produção é a expansão da capa de gás apresentam uma razão gás-óleo de produção aproximadamente constante com a produção acumulada.

Ver Solução
Gabarito: A

Referências: 

Fundamentos de Engenharia de Petróleo
Thomas

(buscar)

Engenharia de Reservatórios de Petróleo
Renato de Souza Carvalho, Adalberto Jose Rosa

(buscar)

 

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Japa Recent comment authors
newest oldest most voted
Japa
Visitante
Japa

A) Certa, pois dos três principais tipos de produção (Gás dissolvido, Capa de gás, Influxo de água) este é o que melhor mantém a pressão do reservatório, pois a medida que o óleo é produzido a água ocupa seu lugar evitando a queda brusca da Pressão Estática. O segundo melhor é a Capa de gás e o pior é o gás dissolvido.