Q50

Um raio de luz monocromática propaga-se num meio transparente A, cujo índice de refração é  \sqrt{3}. Esse raio atinge a superfície horizontal que separa o meio A do meio B, também transparente, e cujo índice de refração é  \sqrt{2}, com ângulo de incidência α, sofrendo refração. Esse raio continua a se propagar pelo meio B até atingir a superfície horizontal que separa o meio B do meio C, também transparente, cujo índice de refração é 1, com ângulo de incidência β, sofrendo emergência rasante, ou seja, o ângulo de refração é igual a 90o. O valor de α é

(A) igual a 30o.
(B) maior do que 30o e menor do que 45o.
(C) igual a 45o.
(D) maior do que 45o e menor do que 60o.
(E) igual a 60o.

Ver Solução
Gabarito: B

Solução em breve.


2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
MirterraKTR Recent comment authors
newest oldest most voted
Mirterra
Visitante
Mirterra

eu desenhei e não consegui encontrar (90-beta) como angulo de refraçao de A para B. Na verdade, achei q o angulo de refraçao de alfa (de A para B) e o angulo de incidencia de beta (de B para C) sao alternos internos e, portanto, iguais.

KTR
Visitante
KTR

Devemos utilizar a lei de Snell-Descartes. A primeira vez, do meio B para o C, temos: sen (i) . Nb = sen (r) . Nc Sendo i o angulo de incidencia do raio, Nb o indice de refração do meio B, r o angulo de refração, Nc o indice de refração de C. Dado que Nc = 1, sen (r) = 90º , Nb = raiz(2) basta resolvermos a equação: sin(i) = raiz(2)/2 -> i = 45º Utilizamos novamente a lei, agora do meio A para o B: sen (i) . Na = sen (r) . Nb O indice de… Read more »