Q63

A completação de um poço é o conjunto de operações destinadas a equipar o poço para produção. Desta forma, uma das etapas é a(o)

(A) injeção de lama.
(B) perfilagem.
(C) extrusão.
(D) canhoneio.
(E) bombeio mecânico.

Ver Solução
Gabarito: Anulada

Referências: 

Fundamentos de Engenharia de Petróleo
Thomas

(buscar)

4
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
3 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
marcioEngineermecanicoEdgarDebora Recent comment authors
newest oldest most voted
marcio
Visitante
marcio

Por isso que está anulada!

Engineermecanico
Visitante
Engineermecanico

Corrijam-me se eu estiver errado, mas eu penso que o canhoneio não é um item obrigatório na completação. Basta lembrar dos poços do tipo aberto como apresenta o livro do Thomas pag 138. Dessa forma a letra  d) não pode ser a correta.

Edgar
Visitante
Edgar

Débora,

A perfilagem é utilizada para avaliar a qualidade da cimentação na completação. Como tem 2 respostas certas a questão foi anulada.

Debora
Visitante
Debora

Não entendi o motivo pelo qual foi anulada. na minha concepção o canhoneio faria parte das etapas,  considerando a inexistência de problemas operacionais: ETAPAS DE UMA COMPLETAÇÃO Esta etapa consiste em equipar o poço de componentes que permitem o mesmo entrar em produção.A completação de um poço de óleo, surgente, usando-se uma completação simples a poço revestido, é feita na seqüência abaixo, considerando a inexistência de problemas operacionais: a) Instalação de Equipamentos de superfície (cabeça de produção, BOP, etc…);b) Condicionamento do revestimento de produção;c) Substituição do fluido do poço ( lama ) por fluido de completação, isento de sólidos;d) Avaliação… Read more »