Q64

Com relação aos poços surgentes, é correto afirmar que neste tipo de poço o(s)

(A) fluxo de fluidos (óleo, água e gás), desde o reservatório até as facilidades de produção, é devido unicamente à energia do reservatório.
(B) índice de produtividade (IP) é determinado efetuando-se um teste de produção, variando a vazão e medindo-se as pressões de fluxo e estática.
(C) acompanhamento da variação da RGO (razão gás-óleo) leva à otimização da vazão de gás de injeção necessária para manter a produção constante.
(D) conhecimento das pressões e vazões são determinantes para o cálculo das reservas de um determinado campo, uma vez que produzem mais petróleo.
(E) fluidos não alcançam a superfície sem que sejam utilizados meios artificiais para elevá-los, pois a pressão do reservatório é relativamente baixa.

Ver Solução
Gabarito: A

Referências: 

Fundamentos de Engenharia de Petróleo
Thomas

(buscar)

10
Deixe um comentário

avatar
4 Comment threads
6 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
9 Comment authors
Nelson E. de OliveiraAndré Chalella Das NevesBrunoJapaMarcus Vinicius Moreno Recent comment authors
newest oldest most voted
Nelson E. de Oliveira
Visitante
Nelson E. de Oliveira

Numa visão mais ampla, o reservatório é o todo. Contempla o aquífero também, não só a zona de óleo.

André Chalella Das Neves
Visitante
André Chalella Das Neves

Concordo, mas não gostei muito da A porque a energia pode não vir totalmente do reservatório em si. Pensei num influxo de água, em que a energia da pressão da água está a rigor externa ao reservatório de óleo. Nesse caso, uma análise rigorosa poderia invalidar a A em favor da B, se esta não contivesse o erro apontado pela Helena.

Bruno
Visitante
Bruno

Na verdade, a letra B está errada porque o que se varia no IP é a pressão de fluxo, ou seja, varia-se a pressão de fluxo e mede-se a vazão para essa nova pressão.

“O índice de produtividade pode ser utilizado para estimar a vazão do poço para diferentes pressões de fluxo, correspondentes a diferentes aberturas nos reguladores de fluxo”.
(Pág. 127 – Thomas 2ª Edição).

Japa
Visitante
Japa

Na verdade a pressão estática e de fundo são medidas durante o teste. Fundamentos de Engenharia de Petróleo, página129, “Teste de Formação”.

A resposta da Helena está correta.

Marcus Vinicius Moreno
Visitante
Marcus Vinicius Moreno

Tenho outra interpretação para o fato da B não estar correta, nos testes do produção não fazemos a avaliação de pressão estática, esta é determinada por simulação pela engenharia de reservatórios ou determinada através dos testes de avaliação da formação e ainda com o fechamento do poço (com o build up ou equilíbrio da pressão de fundo, se houver tempo suficiente para tal).

Alisson
Visitante
Alisson

Estava na mesma situação que vc, eu achei a letra A correta, mas não tinha conseguido identificar o erro na opção B, Obrigado Helena!

Mikin
Visitante
Mikin

Brilhante observação Juliana

Helena_coimbra
Visitante
Helena_coimbra

Para determinar o IP faz-se o teste de produção sim, mas com a Vazão constante….por isso a letra B está errada

Carlos A P Gonçalves
Visitante
Carlos A P Gonçalves

porque a B não está correta? alguém sabe me responder, por favor?

me parece que a B é a definição de IP, serve para qualquer poço, a meu ver, sendo surgente ou nao…

Juliana Torres
Visitante
Juliana Torres

Gabarito: A