Q29

Foi definida uma locação para a perfuração de um poço produtor de óleo, em um bloco exploratório da camada pré-sal, contido numa área de preservação ambiental que proíbe o uso de fluidos sintéticos.  Como é esperada a perfuração de um longo trecho de halita, o fluido de perfuração recomendado para essa situação é

(A) água do mar.
(B) óleo diesel.
(C) fluido aerado.
(D) fluido inibido com polímeros.
(E) solução salina saturada.

Ver Solução
Gabarito: E

Referências: 

Fundamentos de Engenharia de Petróleo
Thomas

(buscar)

12
Deixe um comentário

avatar
4 Comment threads
8 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
12 Comment authors
Alison PagungAnanias EmmerickArleyDan LuandaJuliana Mcoelho Recent comment authors
newest oldest most voted
Alison Pagung
Visitante
Alison Pagung

Bom raciocínio. Eu ainda incluiria: 1 – Poderíamos ter certeza que a água do mar não teria concentração suficiente, principalmente porque é coletada mais na superfície. E nesse caso, como o fluido não estaria saturado, iria reagir com o Sal; 2 – Temos a halita para perfurar, que é basicamente um sal, como já falaram, e sua profundidade é elevada. Um fluido aerado seria totalmente ineficaz nesse caso porque, como não deram maiores especificações, poderia reagir com o sal mesmo assim e por si só não cumpriria com algumas propriedades básicas dos fluidos para essa situação; 3 – O fluido… Read more »

Ananias Emmerick
Visitante
Ananias Emmerick

A resposta é realmente a letra E, porém não se pode ter como base para esta resposta o livro do Thomas indicado, nele não contempla tal afirmativa, somente nos permite inferir a resposta justamente pelo que foi exposto, onde a indicação seria o fluido sintético, mas a questão elimina essa possibilidade, logo só nos resta inferir a solução salina saturada.

Arley
Visitante
Arley

Ao “furo” jovem??? hehe

Dan Luanda
Visitante
Dan Luanda

Pessoal, é exatamente isso: a questão ambiental. Pelo livro do Thomas, na p.86, é dito que “fluidos à base de óleo têm conferido excelentes resultados na perfuração dos seguintes poços:” … – Formações salinas de halita, … … Assim, a princípio, o fluido a ser utilizado seria um à base de óleo. Mas, pela questão ambiental, afinal, na mesma página do livro é dito que uma das desvantagens do uso de fluidos à base de óleo são os “maiores graus de poluição”, deve-se então utilizar um fluido à base de água com inibidor químico salino (p.85):  “Um exemplo típico de… Read more »

Juliana Mcoelho
Visitante
Juliana Mcoelho

 Aí não colocariam as duas opções.
Mas mesmo assim eu marcaria a solução salina saturada por se tratar da halita.

leonardo
Visitante
leonardo

Se eu estiver errado, por favor me corrijam:

Se não fosse em uma área de preservação ambiental, onde se pudesse utilizar fluido sintético, acho que óleo seria a resposta certa.

Mas como ele fala que é proibido o uso de fluido sintético, um fluido  base de solução salina seria o ideal. 

Alguem
Visitante
Alguem

“em uma área de preservação ambiental”

Carlos A P Gonçalves
Visitante
Carlos A P Gonçalves

Mas para mim é meio confusa…..agua do mar também tem é soluçao salina e já serviria na minha opiniao para baixar a solubilidade….
e tem também no proprio livro do Thomas que Fluidos a base de óleos tem excelentes resultados em formações salinas….

Bruno Egito
Visitante
Bruno Egito

Em qualquer livro de Geologia voce pode ter uma explicação mais profunda sobre, mas como o companheiro disse acima, Halita é um mineral sedimentar de fórmula NaCl

Giovsena
Visitante
Giovsena

E de onde éramos pra tirar que halita é uma rocha salina?! Tem isso no livro do thomas, eu nao achei nao.

Wesleyrope
Visitante
Wesleyrope

Vc está coberto de razão pois a composição da halita é basicamente cloreto de sódio (NaCl). Portanto, para dar estabildade ao furo deve se usar solução salina saturada.

Alanhenrique
Visitante
Alanhenrique

Como a camada a ser perfurado é de halita, ou seja, uma rocha salina, deve-se utilizar uma solução saturada de sal, para evitar a dissolução da rocha. Resp, letra E.