Q67

A figura acima  ilustra uma barra condutora AB apoiada sobre outras duas barras metálicas paralelas. As três barras metálicas, cujas resistências são desprezíveis, formam, juntamente com o resistor de 2Ω , um circuito. O circuito encontra-se em um campo magnético uniforme de intensidade 3.10-2 T. A intensidade da corrente elétrica induzida no circuito, em miliamperes, quando a barra AB é deslocada para a esquerda com velocidade constante e igual a 0,6 m/s, é
(A) 1,2
(B) 1,8
(C) 2,4
(D) 3,0
(E) 3,6

Ver Solução
Gabarito: B

Da lei de Lenz temos que a variação do fluxo magnético produz um tensão induzida num circuito dada por \displaystyle e=-\frac{\Delta \phi}{\Delta t}.

O fluxo magnético é dado por \displaystyle \phi =B.A.cos(\theta), onde Θ é ângulo entre o vetor campo magnético B e a normal a superfície de área A. (Θ=0° nesse caso, pois o fluxo é paralelo a normal, e A=L.x)

Substituindo temos \displaystyle e = \frac{-B.A.cos(\theta)}{\Delta t} = \frac{-B.(L.x).cos(\theta)}{\Delta t} =-L.B.v

Sabemos que a corrente é dada por \displaystyle |i| = \frac{e}{R} = \frac{-B.L.v}{R}=\frac{-3.10^{-2}.0,2.0,6}{2}=1,8 mA


1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Eliltonedwards Recent comment authors
newest oldest most voted
Eliltonedwards
Visitante
Eliltonedwards

Caro estudante; A resolução desse exercício esta dentro do assunto “Indução Eletromagnética” encontrado em qualquer livro de Física que trata de Eletromagnetismo. O conceito do assunto é chamado de “Haste condutora Deslizante em Trilhos Condutores, na presença de um Campo Magnético Uniforme e Constante”. Seria bom você dar uma olhada nesse conceito para entender a resolução. Foram dados no enunciado: Resistência ( R) = 2,0Ω Campo magnético Uniforme = 3.10^-2 T Velocidade de deslocamento da barra (v) = 0,6 m/s Distância entre as barras (L) = 20 cm = 0,2 m Pede: Intensidade de corrente ( i ) em miliamperes… Read more »